Eu e o marido somos completamente apaixonados por iogurte grego. Nunca tinha cogitado a possibilidade de fazer um grego caseiro, mas essa receita caiu no meu colo e, na mesma hora, fui correndo fazer. Tem feito muito sucesso aqui na Ferro's House!
Antes de fazer o iogurte grego, é necessário fazer a coalhada. É tão fácil que dá até gosto de fazer toda semana.
Para a coalhada você vai precisar de:
- 2 litros de leite integral.
- 1 copinho de iogurte natural.
Coloque o leite pra esquentar até 45º (ou até você aguentar a temperatura colocando o dedo no leite por 10 segundos). Não pode ferver!
Quando atingir a temperatura ideal, desligue o fogo e acrescente o copinho de iogurte natural. Mexa e coloque num recipiente de vidro com tampa pra descansar por 10 ou 12 horas. É bom fazer à noite e deixar descansando durante a madrugada.
Eu embrulho esse vidro com uma toalha preta pra ele se manter quentinho por mais tempo. Tem gente que coloca dentro de isopor, o que também é bem eficiente.
Depois dessas horas de descanso, a sua coalhada já estará pronta. Nessa etapa já temos uma deliciosa coalhada que fica incrível adoçada (com açúcar ou adoçante). Mas nós queremos chegar ao iogurte grego!
Separe 120ml da coalhada e guarde pra quando for repetir todo esse processo. Assim, nunca mais você vai precisar comprar iogurte natural no mercado.
Para fazer o grego é só derramar essa coalhada num escorredor de macarrão forrado com um pano de prato. Apoie o escorredor sobre algum recipiente pra coletar o soro que vai cair. Deixe a coalhada descansar, tampadinha com um pano, por mais 10 ou 12 horas. Pode colocar na geladeira, se quiser.
Depois desse segundo descanso, o soro do leite terá escorrido e o iogurte estará bem consistente no pano de prato. Coloque em um recipiente e misture com uma colher de essência de baunilha e, se quiser, 4 colheres de creme de leite de lata. Deixe a mistura homogênea e guarde em potinhos individuais ou em potinhos de vidro com tampa.
Eu adoço apenas na hora de comer.
Fica muito consistente, muito gostoso, muito natural, muito caseirinho!
Agora vamos falar sobre o soro do leite que escorreu. Não jogue fora essa preciosidade!
Eu experimentei marinar a carne colocando o soro do leite junto com todos os temperos e ficou bem gostosa e macia.
Você pode fazer muita coisa com o soro:
- Substituir a água em qualquer cozimento que você for fazer. Dá pra colocar até em receitas de pães.
- Use soro do leite para fazer legumes lacto-fermentados, condimentos, chucrute, etc. São incríveis os benefícios que os alimentos lacto-fermentados trazem pra a saúde! Essa é uma forma extremamente saudável de conservação de alimentos, pois eleva o valor nutritivo.
- É legal usar o soro do leite pra deixar de molho os grãos de feijão antes do cozimento. Facilita a digestão.
- Você também pode turbinar seus shakes. É um whey natural (com baunilha fica com o gosto bem parecido!).
- Algumas pessoas fazem Yakult caseiro com o soro do leite. Particularmente, não gostei...
E tem mais um montão de coisas que dá pra fazer com o soro. Dá um Google aí pra ver!
Marido pede iogurte grego todo dia!
Já testei, e adorei!!!
ResponderExcluirObrigada pela dica.