segunda-feira, 26 de setembro de 2016

COZINHA: MUITO TRABALHO E MUITO PRIVILÉGIO

Aproveite melhor o seu lar. A cozinha é o lugar mais trabalhoso da casa. Quando queremos descansar podemos ir para o quarto, para a sala ou para o banheiro tomar um bom banho, mas nunca para a cozinha. Preparar os alimentos diariamente e manter as coisas em ordem é algo muito cansativo e até desgastante para quem faz. Porém, é da cozinha que saem as coisas mais gostosas com as quais nos alimentamos. Ao mesmo tempo que é um enorme trabalho é também uma enorme alegria e privilégio, pois o alimento não pode reunir a família em volta da mesa se não for preparado. 


Diante de tamanha responsabilidade e privilégio é bom prestar atenção em coisas que são de grande importância nesse cômodo da casa. São detalhes que não podem escapar à nossa percepção. 

COZINHAR É UMA BÊNÇÃO! Vejo muitas mulheres reclamando o fato de ter de cozinhar sempre. Como já falei acima, sei que trabalhar na cozinha é cansativo, pois é um serviço que não termina nunca. Mas quero lembrar que poder preparar os alimentos é uma dádiva que muitas outras mulheres gostariam de desfrutar, mas não podem. 


Exemplo disso são as muitas mulheres do semiárido brasileiro. Lá nos cantões do sertão não tem gás, nem micro-ondas, nem geladeira, nem água encanada, nem talheres, nem panelas (só uma ou duas que você não usaria nem pra preparar a comida de seu animal de estimação – é o que elas conseguem ter para o uso), e, pasme, não tem o que preparar, senão um punhado de farinha pra misturar com a água e servir para as crianças, ou então alguns grãos de feijão ou outra coisa em quantidade muitíssimo escassa. 

Por isso, você que reclama de cozinhar todos os dias, deve se lembrar de que é bom ter panelas, geladeira, fogão, micro-ondas, e principalmente o que preparar. Quando selecionar o que vai fazer, ainda que seja um cardápio simples, vá agradecendo a Deus pela provisão que Ele tem dado à sua casa. Não seja ingrata. 

Use os ingredientes com prudência, sem desperdício e com higiene e zelo. Quando descascar os legumes, cuidado para a metade não ir para o lixo junto com as cascas. Ao calcular a quantidade não desperdice, pois sempre há alguém que fica sem aquilo que você joga fora. Mas também não faça à conta, pois sempre chega alguém com fome. 

Quando for guardar as compras, não reclame do trabalho. Lembre que existem muitas pessoas que não tem armários, e outros não tem nem compras nem armários. Arrume tudo com alegria, ainda que esteja cansada. Isso agrada a Deus e deixa sua cozinha mais bem apresentável. 

Não esqueça também que o privilégio que você tem de cozinhar não pode ser desfrutado por algumas mulheres, por causa da saúde comprometida. Já ouvi várias vezes frases do tipo: “É tão ruim querer fazer as nossas coisas, mas não ter saúde...”. Já se imaginou inválida, em cima de uma cama, tendo que receber sua comida na boca? Não é melhor ter saúde para prepará-la e serví-la você mesma? O prazer não é bem maior quando se tem saúde pra ficar de pé diante do fogão e fazer a coisa acontecer? Então pare de reclamar da vida! Faça o que tem de ser feito e bem feito. Ame sua cozinha, pois é lá que você vê com mais frequência a providência de Deus sobre sua casa. 


Ensine seus filhos a cozinhar. Não faz mal que eles façam cursos de inglês, espanhol ou informática. Mas se você quiser, de fato, prepará-los pra vida como a vida é, ensine também a serem bons na cozinha. Um dia eles vão precisar disso, e se eles não souberem se virar, a culpada será você. 

Marido, vá a cozinha de vez em quando e compartilhe o trabalho doméstico com a sua esposa. A sua mão não vai quebrar se lavar uma louça, mesmo que não seja apenas a sua responsabilidade. Surpreenda sua mulher preparando algo de bom pra todos. Isso alegra a casa e honra a Deus, pois promove a comunhão da família. 


Por isso, aproveitem melhor esse cômodo tão especial que é a cozinha. Agradeçam a Deus todos os dias pela provisão e pela saúde. Deus abençoe sua família. Pense nisso.

Pr. Áquila Cabral



Marido é the best na cozinha e a nossa cozinha é sempre palco de muito amor!

5 comentários :

  1. Ótimo texto! Sinto falta de quando uma leitora mandava dúvidas sobre relacionamento e vc compartilhava com a gente

    ResponderExcluir
  2. Só não achei legal dizer marido vá à cozinha de vez em quando. Não é questão de feminismo mas maridos devem ir à cozinha tanto quanto qq Pessoa.
    Não estou te corrigindo ou dizendo q vc e machista como alguns insistem em dizer, é só um comentário.

    ResponderExcluir
  3. Só não achei legal dizer marido vá à cozinha de vez em quando. Não é questão de feminismo mas maridos devem ir à cozinha tanto quanto qq Pessoa.
    Não estou te corrigindo ou dizendo q vc e machista como alguns insistem em dizer, é só um comentário.

    ResponderExcluir
  4. Karol amo amo amo seu blog! Sou sua seguidora fiel mesmo não comentando as vezes... Rsrs <3

    futura-noiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto.Parabéns!
    Deus continue sendo honrado através da sua vida.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar