Quantas de vocês já ouviram casais reclamando que seus gênios não batem? Eu tenho certeza que as leitoras do CDC não andam achando que essa tal incompatibilidade pertença a seus casamentos! Eu diria que falta de compatibilidade de gênios seja simplesmente o egoísmo disfarçado!
"Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3)
Biblicamente, falta de compatibilidade é conflito de interesses e propósitos, e não pequenas diferenças de personalidade e de opinião. Mas hoje em dia muitos casais, que tem a mesma religião, os mesmos interesses, os mesmos objetivos e as vezes até a mesma profissão, dizem que são incompatíveis quando na verdade estão sendo egoístas. Tem muita gente que tá infeliz no casamento achando que é porque casou com a pessoa errada, quando na verdade está infeliz porque está tendo atitudes erradas.
Já ouvi tantos casos de casais que dizem "Não dá mais pra continuar casado, fulano é impossível! Nunca cede em nada, não muda, sempre fala que quem tem que mudar sou eu. Só eu dou o braço a torcer, só eu peço perdão, só eu que faço tudo pro nosso casamento não desmoronar! Não aguento mais, somos "incompatíveis".
O maior erro de muitas pessoas é que casam para ser felizes, e não porque já são felizes e querem fazer feliz a pessoa que ama. Aí vem a decepção. O livro Duas Pulgas e Nenhum Cachorro (recomendo demais da conta!!!) trata especialmente desse assunto. Isso é sugar o outro. Ninguém deve entrar numa relação só para receber, só para ser feliz, só para não se sentir mais sozinho. "O amor não busca os seus próprios interesses." (I Coríntios 13:5)
Quando não existe esse "sanguessuga" entre o casal, um preza pelo outro, facilmente cedem por amor, superam as diferenças, cuidam das necessidades do outro, conseguem perdoar e - principalmente - seguir em frente, sabe porquê? Porque eles entenderam que "é melhor serem dois do que um., porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta seu companheiro [...]. Se dois dormirem juntos, eles se aquecerão, mas um só como se aquecerá? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão." (Eclesiastes 4:9-12)
Quando apenas um cede, surge um desequilíbrio emocional que pode levar ao fracasso matrimonial! (Até rimou!)
Quando os dois conseguem ser cúmplices, amigos, parceiros de verdade, eles andam juntos, amadurecem juntos em todas as áreas e um não se acha superior ao outro. Sabem que são diferentes mas usam as diferenças a seu favor. Precisamos ser maduros para entender que não casamos com um espelho. E nem casamos com o papai e com a mamãe que sempre sabiam as nossas vontades.
Isso vale para o homem e para a mulher. Vocês reclamam que eu não puxo a orelha dos homens, esse texto é pra eles também! Muitas mulheres não aguentam mais fazer de tudo pra viver em paz com um marido egoísta, grosso, que nunca reconhece que está errado. Mas também tem muito homem que não aguenta mais chegar em casa e encontrar uma esposa chata, rixosa, inflexível, gastadeira e preguiçosa.
O segredo de um casamento bem sucedido é cooperar um com o outro, saber perdoar e ceder na hora certa. Quando passarmos a nos preocupar com o que estamos dando (plantando) pro nosso cônjuge, ao invés do que estamos recebendo dele, viveremos mais felizes! E estou falando para maridos e para esposas!!!
Marido hoje foi malhar sozinho! Vou aproveitar a ausência pra fazer uma surpresinha pra ele! ♥
Carol, que Deus te abençoe, adorei o post. Tenho aprendido mto com vc, e ja sinto os resultados. Queria te perguntar uma coisa, minha irma me deu um pouco de oleo ungido, como faço para ungir meu namorado, ou eu mesma, ou mesmo para quem ja tem marido?
ResponderExcluirBeijos
Priscila
Priscilasalesmakeup.com
Karol, estou amando o seu blog. Edifica muito a minha vida!
ResponderExcluirObrigada por sua dedicação!
Abraço
Gostei muito do texto Carol, porém existe um tipo de incompatibilidade dificil de lidar, aquela em que tudo há incompatibilidade, na religião, social, politica, trabalho, sexo, educação, ideias, costumes, cultura, pensamentos, dinheiro etc e etc.
ResponderExcluirOla Carol, gostei muito de seu texto, porém exite um tipo de incompatibilidade difícil de se lidar e viver, é aquela em que em tudo há incompatibilidade, ou seja, na religião, no trabalho, sexo, social, pensamentos, política, filhos, familia, dinheiro, costumes, cultura e etc, etc.
ResponderExcluiro meu medo é de começar a me preocupar com ele e ele não retribuir, e eu viver como as mulheres da época do Brasil império, só servindo... pq meu marido é bem machista e controlador...
ResponderExcluirMinha maior dificuldade e lidar com as situações difíceis ,minha esposa exige perfeição de uma pessoa que não é perfeita "eu"
ResponderExcluirMeu marido sempre acha q e o certo. O perfeito. Sempre fala q não trato ele bem sendo que sou bem paciente é tolerante. Tento conversar com ele. Fazer realmente ele participar da minha vida. Enquanto ele não sabe ter um diálogo pq tudo tem q ser do jeito e vontade dele. Vem gritando pq não quer conversar. É mto grosso e egoísta pq só as vontades e necessidades dele q contam. Estou ainda tentando mas não sei até qdo pq ele está me decepcionando mto com tanta ignorância e egoísmo.
ResponderExcluir