segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PAPO DE AMIGA: Igrejas

Qual igreja é o seu "número"? Esse é um tema que caiu no meu colo semana passada. Foi muito difícil, no começo do meu casamento, acharmos uma igreja onde nos sentíssemos em casa. Mas graças a Deus encontramos uma congregação agradável e do nosso "número"!

No Papo de Amiga de hoje é exatamente sobre isso que vamos falar. Nossa querida leitora anônima (vou manter o anonimato em qualquer assunto, tá gente!?) me mandou um email bem carinhoso e acabou abordando esse assunto que é bem polêmico: Igrejas. Segue o email:

"Sei que você não me conhece, cheguei ao seu blog não lembro quando, eu estava olhando blogs sobre decoração. Foi amor à primeira lida!! (Fofa! *-*)
Adorei o modo como você escreve, suas idéias de decoração, a sua visão sobre casamento, a maneira como você e seu marido acham importante ter Deus guiando o casamento. Depois de algum tempo lendo, senti vontade de lhe escrever e fazer uma pergunta. Claro que você tem todo o direito de responder ou não, mas gostaria de saber em qual igreja vocês congregam.
Sou evangélica, creio em Deus e no Senhor Jesus, mas não posso negar que tenho me decepcionado com algumas igrejas. Sei que jamais poderei esquecer que a obra é de Deus, mas que é realizada por homens, e esses são falhos e imperfeitos. Procuro uma congregação onde encontre a palavra de Deus, acima de tudo.
E o modo como vocês falam sobre Deus me cativou.
Mesmo que vc não queira responder, jamais deixarei de ler seu blog.
Oro por você, seu marido e pela Melissa, que logo estará por aí para alegrar ainda mais os seus dias.
Que Deus abençoe vocês, beijos!"

Querida Amiga, quando namorávamos, eu frequentava uma igreja pentescostal chamada Obra Missionária e o marido era de uma igreja Batista bem tradicional (quase o oposto uma da outra dentro do seguimento evangélico). Por esse motivo, buscamos uma que fosse o "meio termo". Algo que fosse bom para os dois. Foi aí que descobrimos a Igreja Metodista.

Como toda denominação cristã, existem congregações boas e outras nem tanto. Cabe a você visitar cada uma delas até encontrar aquela que esteja mais de acordo com os seus pensamentos e aspirações dentro de uma igreja. Nós, por exemplo, normalmente avaliamos 3 ítens principais antes de decidir por frequentar uma igreja e posteriormente nos tornarmos membros:

1) Música/Louvor: sem um período de louvor emocionante, tocante e espiritual, não dá né? A música ajuda a preparar o "terreno" para a mensagem, quebrantando o coração, tocando fundo na alma. Faz a gente ficar "naquela" sintonia com o Altíssimo.

2) Mensagem coerente e testificada pelo Espírito Santo: quando estamos buscando a Deus, Ele nos confirma dentro do coração se a pessoa que está à frente daquele lugar, pregando, realmente está sendo usada por Deus. Com a nossa inteligência, experiência e conhecimento bíblico, podemos passar uma peneira no que está sendo dito, com um certo olhar crítico, para ver se há coerência com a Palavra de Deus ou se a pessoa é apenas um líder fanático.

3) Tamanho da Igreja: não gostamos de congregações pequenas, pois nos sentimos intimidados ou "vigiados" o tempo todo. Se você levanta as mãos, chora, ora... todo mundo fica olhando e tirando conclusões a seu respeito (se você chora é porque está com problemas, quando na verdade pode ser felicidade; etc). Não que isso atrapalhe totalmente, mas a verdade é que me incomoda um pouco. Gostamos de ter liberdade para adorar e louvar e nas igrejas grandes a gente acaba ficando mais à vontade! Em igrejas pequenas você acaba ficando meio controlada pelos membros. Se você falta um culto, no outro dia já tem uma equipe na sua casa te visitando pra você não desviar! rsrs Tem gente que gosta e talvez até precise disso, desse cuidado com os membros, mas eu não curto muito não. Nas maiores, você fica mais focada em Deus, só Nele! Mas isso vai de cada pessoa.

Quando nós não estávamos achando uma igreja onde nos sentíssemos ''em casa", o marido comprava DVDs do Pr. Silas Malafaia pra termos o nosso alimento espiritual aos domingos. Não é muuuuito certo porque temos que congregar com nossos irmãos, mas era melhor do que ficar totalmente sem nada.

Faça isso! Procure uma igreja com um bom ministério de louvor e se possível "grande", onde você não conheça todo mundo... Desta maneira você não vai "julgar" quem estiver à frente e vai apenas receber a palavra de Deus com o coração mais aberto. É natural bloquear quando a gente sabe que aquela pessoa não faz o que fala... Massssssssss... Vamos absorver só o que é bom, né?! Só Jesus é perfeito! E quando focamos no ser humano, a gente se decepciona mesmo, em qualquer lugar. Foque somente em Jesus. Afinal, precisamos profundamente de Deus e não de religiosidade!

Que Deus te abençoe e que você encontre uma igreja que seja o seu "número"! =)

Marido já escreveu um texto com uma super opinião sobre a realidade das igrejas evangélicas no Brasil. Quer ver? Acesse AQUI! Vale o clique!


Marido era tão lindo quando cantava na igreja! Volta a cantar, marido, volta?!  





4 comentários :

  1. Eu cresci na Metodista Wesleyana... Depois que casei fuia companhar o marido na Assembléia de Deus, mas tenho de admitir... Morro de saudades da minha antiga igreja...

    Tu tá sumida hein Karol? Nunca mas visitou meu bloguinho! Desnaturada! =p
    rsrsrrsrsrsrsrsrsrrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Acho q o criterio louvor é irrelevante..a presença de Deus e a unção julgo o mais importante ainda que falte instrumento ou uma voz bonita ou até harmonia! Paulo e Silas na prisao? Abalou as estruturas..e ali nao tinha técnica alguma..e essa kestão da igrj, concordo em parte..acho q devemos ter liberdade independente do que pense,mas se vc nao se sente bem seu direito. Nem todas as congregações pequenas são assim..nem smp as pessoas controladoras, mtas gostam e unidade, e uma unidade sadia..é dificil mas smp tem! Temos q ter o cuidado p nao se isolar. Proverbios diz q qdo tendemos a "não kerer mta meia" com os irmaos, Deus nao se agrada. prov 18-1 diz Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria..falo por mim. Ja fui d igrj grande pensava exatamente como vc, hj estou numa menor, e sei o quanto estou mais proxima do corpo, qto sou edificada!

    ResponderExcluir
  3. Claro q é apenas minha opinião e experiência..eu creio mto na unidade, e na uncao q é mto diferente do desconvivio de uma igrj grande..Deus abençoa tanto qdo há unidade efetiva e firme gnt!! Nao me levem a mal, mas é bom analisar biblicamente as escolhas tb. bjs. Paz!

    ResponderExcluir
  4. Oi Karol tbm congrego na Metodista. Que benção conhecer uma 'amiga blogueira' metodista. Há pouco tempo conheci seu blog...e me apaixonei de cara. Adoro a forma como vc escreve. Beijos Karol..

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar