Recebo muitos e-mails de leitoras em situações realmente complicadas. Quando o tema é relacionado a qualquer tipo de problema, a palavra “fé” sempre entra na conversa. O interessante é que existem leitoras aqui de diversas religiões e até sem religião. Mas a grande maioria é cristã. É comum passarmos por problemas e recorrermos a Deus, buscando intervenções para resolver dificuldades financeiras, emocionais e de saúde.
O que me entristece é ver algumas pessoas que pensam que fé é um recurso mágico que garante que Deus nos atenderá, imediatamente, principalmente se vier com uma expressão “eu determino que”. Pessoas que não fazem a sua parte para solucionar as situações e querem apenas que Deus chegue e dê um peteleco no problema.
Tento imaginar o que se passa nas cabeças das pessoas que não recebem a intervenção solicitada. Ficam frustradas com Deus, achando que Ele é “fraco”? Colocam a culpa em si mesmas pela “falta de fé”, afirmando que só não aconteceu porque "faltou fé"? Ou será que acabam percebendo que o entendimento que elas mesmas possuem sobre fé em Deus e sobre o agir Divino esta equivocado?
Já tive experiências maravilhosas que só posso afirmar que foram intervenções divinas na minha vida. No entanto, também já pedi a Deus com fervor e nada recebi, ao passo que já recebi livramentos e intervenções sem nem ao menos pedir. A interpretação que algumas pessoas possuem a respeito da fé e a soberania de Deus no agir, ensinando que Ele é um mordomo que pode ser controlado pelas nossas palavras e que fará “tudo” (no sentido literal), acaba levando milhares de pessoas a se frustrar com Deus, que nada tem a ver com as interpretações erradas que possuem e ensinam sobre Ele.
Rubem Alves dizia que fé é uma relação de confiança com Deus: é flutuar num mar de amor, como se flutua na água. Quem é que ama mais o pai? Aquele que é fiel ao pai porque ele lhe dá os presentes pedidos, ou aquele que ama o pai, mesmo que ele não lhe dê presentes? Amamos o pai pelos presentes que ele dá, ou por ele mesmo? Amo a Deus, mesmo que não me dê presentes. (Rubem Alves, em "Coisas da alma").
Gostaria de saber de vocês a resposta à seguinte pergunta:
A sua fé em Deus é baseada em quê?
1) Pelos benefícios que Deus pode te oferecer ao ter fé nEle;
2) Por tudo que Ele já fez na sua vida, mesmo que Ele nunca mais faça mais nada;
3) Pelo o que Ele é, ou seja, “somente” por ser Deus e pela Graça, mesmo sem outras contrapartidas;
4) Outro motivo (se quiser compartilhar, escreva).
Marido sugeriu esse vídeo:
Marido sugeriu esse vídeo: