quarta-feira, 23 de abril de 2014

PROBLEMAS SÃO INEVITÁVEIS, SOFRIMENTO É OPÇÃO


"A realidade da vida olha para a existência com a pressuposição de que somos responsáveis por nosso próprio estado mental". 

As nossas atitudes tem a ver com a maneira que escolhemos enxergar a vida. Com a maneira que escolhemos pensar nas coisas. Precisamos mudar o foco. Problemas sempre, sempre, vão existir. É inevitável. Mas, e aí? Vamos sentar e chorar ou dar a volta por cima? Meus problemas não podem ter o poder de me colocar pra baixo e acabar com toda a minha vida. Eu não posso dar tanto ibope pra coisas que não me fazem bem, sabe por quê? Pensamento negativo gera pensamento negativo. Quando nos concentramos no tamanho do nosso problema, ele tende a ficar maior ainda. E se nos concentrarmos no lado bom "da coisa", logo conseguiremos enxergar outros pontos positivos. Sempre existe uma luz no fim do túnel, mesmo que seja uma luzinha fraquinha. Já percebeu que quando ficamos quietinhos no escuro, em pouco tempo conseguimos enxergar algumas coisas, mesmo sem nenhuma luz? Então, é por aí o pensamento. É só se concentrar e querer enxergar, que tudo vai clareando.

Uma mulher disse assim:

"Meu marido não teve emprego fixo durante três anos. A parte boa disso era que não tínhamos dinheiro para pagar pagar tv a cabo. Terminávamos conversando muito mais quando estávamos em casa. Aqueles três anos foram duros, mas aprendemos muito. Nossa filosofia tem sido 'vamos ver quantas coisas podemos fazer sem tudo aquilo que as pessoas acham que precisam ter'. É impressionante perceber o quanto podemos fazer sem nada. Tem sido um desafio, mas estamos extraindo o máximo da situação".

Uma outra mulher estava em ponto de exaustão mental e física. Seu marido também estava desempregado havia dez meses. Há dez meses ela roía as unhas. Ela tinha certeza que perderiam tudo o que tinham, se lamentava o tempo todo por não terem dinheiro pra pagar nem a tv a cabo e só falava do quanto era difícil ter só um carro para os dois. Ela vivia absolutamente desesperada. 

A diferença entre uma e outra era basicamente a forma como lidavam com o mesmo problema. Elas tinham atitudes diferentes diante da mesma dificuldade. Essa diferença teve um impacto profundo sobre o bem-estar físico e emocional delas e, consequentemente, sobre o casamento. 

Esse desafio - porque é um desafio mesmo! - de manter uma atitude mental positiva não é nenhuma novidade. Na Bíblia tem um conselho valioso pra gente nessa área:


"Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Jesus. Por último, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente". (Filipenses 4:6-8)

A atitude molda tudo o que dizemos e fazemos. Se tivermos uma atitude pessimista, vamos nos expressar com palavras e comportamentos negativos. E aí, em vez de ser parte da solução, vamos ser parte do problema. Às vezes não conseguimos controlar o que tá acontecendo. Pode ser uma doença, um marido drogado, alcoólatra, algum trauma de infância, falta de dinheiro, traição, ou qualquer outro problema. Mas, podemos controlar a nossa atitude em relação a esses problemas. Essa atitude pode mudar tudo!

As duas mulheres com seus maridos desempregados, ilustram muito bem o que quero dizer. A primeira, com sua atitude positiva, fez várias coisas no decorrer desses três anos pra mudar o clima no seu casamento e até encorajar o marido com a aceitação e forma madura de encarar a realidade. Ela dizia palavras de afirmação quando ele ficava desanimado ao procurar um emprego e voltar sem nada. Ela afirmava que na hora certa as coisas iriam se ajeitar, e enquanto isso, com os trabalhinhos que iam fazendo, eles iriam se virando. Até a juntar latinhas pra vender ela se dispôs. Em três meses eles conseguiram aumentar um pouquinho a renda e até um cineminha no final de semana dava pra pegar. A atitude positiva dela a levou a ações positivas e criativas.

A segunda, em contrapartida, só criticava o marido durante os dez meses. Quando ele chegava em casa sem ter conseguido nada, ela já soltava um "o que você fez de errado dessa vez?". Ela contava pra todo mundo o quanto estava desapontada com o marido. Ele ouvia ela reclamando dele ao telefone com terceiros. Ela passava a maior parte do tempo dormindo ou vendo programas de fofoca na tv aberta, ou ficava a tarde inteira na casa da vizinha. Seu casamento estava em apuros. Suas atitudes negativas, levaram a ações negativas, que terminaram aumentando os problemas do casamento.

O pensamento negativo afeta suas ações brutalmente. Essas ações, por sua vez, influenciam todos que estão à sua volta e tem o poder de reerguer ou derrubar de vez o seu casamento.

Talvez o problema no seu relacionamento não tenha nada a ver com o problema dessas duas mulheres, mas com certeza, se você optar por uma atitude positiva diante dos fatos, poderá mudar totalmente o final da sua história. 

Sejamos pontos de luz em nossos casamentos!

Texto inspirado no livro
Castelo de Cartas

Marido e eu já passamos por muitas provações beeeeem maiores do que ficar sem tv a cabo! Foram períodos difíceis, mas de muito crescimento e aproximação!



     

14 comentários :

  1. No feriado viajei para casa da minha sogra e constatei que eu não me sinto bem perto da família do meu marido e sinto que eles também não fazem questão da minha presença. É impressionante, quando vou pra lá fico cansada, com dores no corpo. É terrível. É uma casa totalmente suja, cheia de poeira e sujeira pelo chão, panelas sem tampas com moscas. Eu fico muito incomodada com isso. Só vou para agradar meu marido. Fico muito angustiada. O que você faria no meu lugar?

    ResponderExcluir
  2. Ai Karol como sempre vc se superando! Eu já agí como essas duas esposas. Meu Deus e a "esposa reclamona! me trouxe muito mais sofrimento. E quando passei a ser a esposa encorajadora, tu passou a melhorar na minha vida e na minha casa. Realmente é muito difícil encarar os problemas com atitudes positivas, mas isso é fundamental para um casamento de paz. Você sempre traz a tona o que precisamos ouvir. Beijos e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Texto lindo e abençoado. Entendo o que a Carol do comentário acima está passando. A familia do meu marido também é complicada, passo um sufoco. Que tal você fazer um post sobre como lidar com a família do marido. Meu emocional fica bem abalado as vezes e prejudica até na área sexual.

    ResponderExcluir
  4. Meu casamento passou por uma fase muito ruim a um tempo atrás eu era muito imatura e só vivia reclamando do meu marido,percebi que ele foi deixando de fazer as coisas que ele fazia antes pra me agradar e cada dia eu reclamava mais e brigava com ele ate que nos separamos.Ele saiu de casa mas poucos dias depois conversamos e ele voltou,e desde desse dia eu mudei minhas atitudes e vejo como isso esta fazendo a maior diferença no meu casamento.Nosso casamento esta cada dia melhor pois eu decidi que iria mudar meu modo de agir e estou mudando,e a cada dia eu vejo e sinto como a convivência e o relacionamento melhorou em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que eu precisava nesse momento! Karol como você lidou com essas fases ruins?

    ResponderExcluir
  6. Tudo que eu precisava hj

    ResponderExcluir
  7. Tudo que precisava ouvir hj.

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto Karol... andei pensando nisso estes dias!

    ResponderExcluir
  9. Carol,
    muito bom!
    Vou imprimir esse texto e deixá-lo visível... para que nos momentos de tensão... eu possa olhar para ele e entender os verdadeiros propósitos de Deus!
    Obrigada por ser LUZ nessa terra! Que Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  10. Carol adoro seus textos e reflexões. Obrigada por ser Luz na terra!!! Que Deus te use mais e mais. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Reprogramar o cérebro para coisas boas é uma ótima opção...
    Cada coisa ruim que tentar "INVADIR" sua mente, substituir por algo "BOM" é um exercício, que funciona grandemente.
    É UM EXERCÍCIO, LEMBREM-SE DISSO! rsrs

    Karol linda!

    Instrumento de Deus... :)

    ResponderExcluir
  12. To sem rumo, fora do chão. Ler esse texto me fez refletir com a relação as minhas atitudes da qui pra frente.

    ResponderExcluir
  13. When someone writes an post he/she keeps the idea
    of a user in his/her mind that how a user can know it.
    So that's why this article is perfect. Thanks!

    Also visit my web site - http://cheatpointsgenerator.com/dragon-city-cheat-new-updated-dragon-city-hack-on-facebook/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar