terça-feira, 26 de março de 2013

DONA ROTINA E OS CASAMENTOS

Todo casal, em algum tempo do relacionamento, já sentiu um certo medo de que o casamento caísse na rotina. Quem nunca? 


Eu confesso que não tenho muito medo dessa moçoila não. Primeiro, ela existe e faz mal para os relacionamentos. Segundo: ela não é o bicho papão invencível que alguns casais pintam por aí.

Rotina não quer dizer, necessariamente, algo ruim. Temos que entender que a rotina boa é inevitável. O que seria uma rotina boa? Acordar, tomar café da manhã junto com seu amor, ir trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, jantar, namorar e dormir. Essa é boa, pois nos ajuda a cumprir nossos deveres familiares, profissionais e espirituais. Precisamos desse comportamento homogêneo para ter uma vida regrada e sem caprichos emocionais. Todo casal faz isso e isso é uma rotina. 

E a rotina ruim? Mais conhecida por monotonia, é aquela que pouco a pouco e de maneira quase imperceptível, vai transformando nossos atos em algo mecânico, como se fôssemos robôs, minando o calor e a alegria de viver e de amar o nosso cônjuge. A ruim é o marido chegar em casa e só ouvir a mulher reclamar do dia que teve e ele, por sua vez, ficar prostrado diante da tevê ou do computador, imerso num mundinho particular! Cair numa mesmice e na chatice de conseguir prever cada passo que o cônjuge vai dar em casa, se tornar totalmente previsível sem conseguir parar um pouco e simplesmente olhar no olho do seu amor, essa é a rotina ruim! O casamento se deteriora quando não há renovação. Esta rotina "do mal" ataca o relacionamento conjugal, que é o ponto de saúde e equilíbrio da família. 

Já ouvi muito "Todo dia é a mesma coisa! Eu acordo e já sei tudo o que vai acontecer". Já pensou que se suas rotinas estão monótonas, você pode dar o primeiro passo e reinventar algumas delas? Que tal levar café na cama, secar a louça enquanto o outro lava ou mesmo ligar no trabalho no meio da tarde (não pra investigar onde está ou o que está fazendo!) e dizer "só liguei pra dizer que te amo e que tô com saudades".  É bem possível que uma mudança no cardápio já faça diferença no sentido de tirar o casal da rotina. Experimente uma receita nova, e só isso já vai te trazer um novo ânimo em casa. Quando seu marido comer uma novidade, ele pode reagir de forma diferente e até fazer um elogio que há tempos ele não fazia... 

O casal deve conversar e definir o que é a tal rotina da qual eles querem fugir. As vezes o que um acha que é monotonia, o outro pode achar bom. Então, mais uma vez o diálogo ganha um espacinho todo precioso nesse ponto. 

Muitas vezes o homem tá achando que a mulher quer quebrar o ritmo esperando que ele a leve ao shopping pra  fazer compras, jantar fora, ir ao cinema, quando na verdade a única coisa que ela queria era ler um livro junto com ele, ou desfrutar um pouco mais do seu tempo livre que ele gasta navegando pela internet. As vezes a mulher tá achando que o homem quer quebrar a rotina esperando que ela apareça fantasiada de mulher maravilha, quando na verdade ele só queria que de vez em quando ela tomasse a iniciativa do sexo. 

Sair da rotina é fácil e é gostoso, e não precisa necessariamente gastar dinheiro pra isso. 

"Quando a rotina não é vencida, o relacionamento morre 'asfixiado'. Lembre-se, nem Deus gosta de rotina. Tudo o que é feito do mesmo jeito, no mesmo lugar, no mesmo ritmo, cansa, enfada, desestimula. Todos nós gostamos de experimentar algo novo e construtivo, os que não gostam é porque perderam a sensibilidade. (...) É possível tornar a vida conjugal mais leve, prazerosa e alegre com um passeio num jardim público e tantas outras coisas simples e interessantes que podem ser feitas. A vida não perde a graça quando nós superamos a rotina e usamos a nossa criatividade na construção da nossa história conjugal." (Pr. Josué Gonçalves) 

Dentro da cabeça de um cônjuge desgastado pela "rotina do mal", é mais do que comum pensamentos do tipo: "A mesma esposa, a mesma família, o mesmo trabalho, a mesma paisagem, a mesma 'droga de sempre'... É tudo tão cansativo...". Por fora, muitos casais conseguem manter as aparências. Mas é como um móvel cheio de cupins. Por fora, nada se percebe, mas de tão corroído por dentro, uma hora tudo desmorona. Nesses casos, os cenários desabam, as fachadas caem e parece que um único pensamento se aloja cada vez mais fundo na mente: "Meu Deus, toda a minha vida daqui para a frente vai ser igual". O marido fica entediado com a esposa e parece não fazer mais questão de surpreendê-la, ser romântico ou apenas gentil. Ela por sua vez, entre outras coisas, não "comparece", pois afirma enfaticamente para si mesma: "quem ele pensa que eu sou? Só me procura quando tá precisando, né?". Isso só aumenta a brecha no relacionamento. 

Alguns chamam de "crise". Dos 7 anos, dos 12 anos, dos 30... não importa. O importante é a nossa atitude para reverter a situação quando começamos a perceber o caminho que o casamento está tomando. Quando na nossa vida diária não renovamos o amor, caímos nessa monotonia que mata. Quando amamos de verdade, temos uma essência lá no fundo da nossa alma que nos permite ter a sensibilidade de ver um mundo novo por trás das aparências sempre iguais do nosso dia-a-dia. Mas para resgatar essa essência, precisamos ter uma preocupação verdadeira em renovar o amor diariamente como fator mais importante da vida conjugal e familiar. 

Aconselho o fortalecimento espiritual, pois é do fundo da alma que brotam novas perspectivas de vida e eu creio que todo amor verdadeiro nasce em Deus, já que o amor é o próprio Deus. Devemos não só pedir a Deus um renovo, mas agir de forma a dilatar nossas pupilas para encontrar no rosto do nosso amor valores esquecidos ao longo dos anos.

Estar casado com alguém é conviver diariamente com infinitas pequenas rotinas que podem ser maravilhosas. Estar casado com alguém significa dormir com essa pessoa todas as noites e acordar ao lado dela todas as manhãs. Gostar disso significa ter um bom casamento. Mas a monotonia mata a criatividade, destrói a alegria, sufoca as relações e elimina a felicidade. Monotonia significa pintar usando apenas o cinza, quando temos à disposição infinitos tons e cores.

Leia o Coisa de Casada, desligue a televisão, feche o notebook, escute com atenção, fale com amor! Eu duvido que casais que mantém o diálogo vivo dentro de casa caiam na monotonia. ; )


Marido tá saindo da rotina hoje: Tá tomando banho ouvindo música clássica!




   

5 comentários :

  1. Amiga, você sempre surpreende as casadinhas e os casadões!!!
    Parabéns por esse "dom" maravilhoso que Deus te deu com sabedoria e entendimento para ser passado a diante!!
    Como sempre eu falo: "Você vai longe, minha amiga!!"
    Beijos e TE AMO!!
    Marido vai ler esse post HOJE! hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por esse carinho Karolzinha! Também amo vc amiga!!! =)

      Excluir
  2. Parabéns pelo artigo, é exatamente isso. Vc tem me ajudado bastante , obrigada. bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Karol, tudo bem?
    Eu ainda não sou casada, mas amo suas dicas e textos. Tenho tomado muita coisa para mim e tento colocar em prática no meu namoro.
    Parabéns pelos ótimos conteúdos, amei aqui e já estou te seguindo.

    Super beijo,
    Sah Errera
    Blog Sabrina Errera

    ResponderExcluir
  4. Posso dar uma dica? Não tem nada melhor para esquentar o relacionamento que investir em pequenas surpresas e mimos para seu amor! Isso é o melhor jeito de fazê-lo sentir como ele é especial para você!
    Ótimas idéias de surpresas para maridos e namorados aqui: www.festa-todo-dia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar