Ontem eu me senti uma negação como dona de casa. Tava com um desejo de outro planeta de comer risoto, mas como nunca tinha feito um, procurei uma receita bem apetitosa e corri pro mercado pra comprar o que faltava. Eu já sabia que o arroz do risoto é todo cheio de não-me-toques e fiquei com medo de não encontrar. Na receita pede arroz arbóreo, então fui à caça! Lá estou eu na seção de arroz lendo embalagem por embalagem - até "safra velha, pra um arroz mais soltinho" tem ¬¬ - procurando o tal do arbóreo. Tinha o arroz parboilizado, então chamei o amigo repositor pra perguntar se tinha diferença... nessa hora que me senti uma péssima dona de casa! Euzinha, perguntando pro repositor do mercado se tinha diferença entre arroz parboilizado e o arbóreo!!! Gente, eu só compro arroz uma vez por ano e quando compro, vou direto no "Tiozão" (Tio João)... eu e o marido comemos pouquíssimo arroz, e raramente comemos em casa. Mas voltando ao assunto, o amigo repositor não sabia se tinha diferença! Mas pelo menos ele chamou outro repositor que o chamou de burro por não lembrar que o arroz arbóreo tava na "ala chique" do mercado, hehehe. Ala chique... Ainda bem que achei o bendito! Uma caixinha de 1kg custou R$9,90, é caro mas rende muito!
Entãããão... Vamos aprender as diferenças entre os tipos de arroz, pra não pagar mico no mercado??? =)
INTEGRAL: Esse tipo mantém a camada externa do grão, o farelo. Conserva suas propriedades nutritivas na casaca, como as vitaminas do complexo B. É uma ótima fonte de fibras, que evitam os picos de açúcar no sangue. Eu adoro! Na casa da Vó Stela agora virou moda!
POLIDO ou BRANCO: é o nosso arroz do dia-a-dia, mas ele é pobre em fibras e ainda perde muito ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio. É apenas fonte de carboidrato e proteína.
PARBOILIZADO: O arroz parboilizado é naturalmente mais nutritivo, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo. Seu sabor característico e seu tom amarelado são decorrentes da mudança da estrutura do amido e fixação dos nutrientes, o que indica que o arroz parboilizado tem preservadas suas propriedades nutritivas naturais. Ele demora um pouquinho mais pra cozinhar se comparado ao arroz normal (branco).
CATETO: Grão intacto, preservando a sua película e o gérmen, onde se encontram a maior parte dos nutrientes. Os grãos são curtos, curvados e translúcidos, com maior quantidade de amido, que o tornam mais macios e cremosos. Também serve pra fazer risoto. Mas esse eu nunca comi.
ARBÓREO: É o queridinho pro preparo de risotos, pois como contém muito amido, fornece mais cremosidade ao arroz - que é tudo que a gente quer num risoto. Ele é italiano, redondinho, gordinho e não precisa lavar. Rende muito!
VERMELHO: é um arroz pouco utilizado na culinária, mas o grão é altamente nutritivo e benéfico à saúde. Na sua composição encontra-se a monocolina (estatina natural), substância que pode auxiliar na redução do nível de colesterol, LDL-Colesterol e VLDL-colesterol no sangue, que podem causar infartos e derrames cerebrais.
ARROZ PRETO: Antigamente era conhecido como o "arroz proibido", sabe porque? Ele é afrodisíaco ^^! E era consumido apenas pelo Imperador da China. Ele é pretinho mesmo, tem o grão curto e arredondado, macio e aroma acastanhado. É cultivado na China. O Arroz preto tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, tem menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral. É mais rico em compostos fenólicos que são benéficos à saúde humana, pois são substâncias que previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante. Por ser um produto exótico, é muito apreciado pelos chef’s da gastronomia nacional e internacional. Não vou muito com a cara dele não, mas devia. Ele ajuda a perder a barriguinha!!! Peraê, que eu vou ali no mercado! hehehe! Ele custa R$9,90 o quilo.
Legal essa histórinha do arroz preto né? Mas a receita de hoje vai ser a do meu risoto de ontem, que foi com arroz arbóreo!
Vamo lá. (Deixa eu procurar uma foto no Google que pareça com o meu risoto de ontem, porque eu tava tão desesperada por ele, que nem lembrei de tirar foto!)
RISOTO DE FRANGO
Ingredientes:
1 peito de frango sem pele e sem osso1 xícara e 1/2 de arroz arbóreo
1 cebola
1 tomate bem maduro s/pele
3 colheres de vinagre
2 cubos de caldo de frango caipira
1/2 copo de requeijão
100g de queijo parmesão ralado
2 colheres de azeite de oliva
2 colheres de manteiga
Champignon a gosto
Salsa (eu não gosto e não coloquei, mas fica bonitinho com.)
Modo de fazer:
Coloque em uma panela 1 colher de manteiga e 2 de azeite de oliva, quando estiver bem quente, acrescente a cebola picada e frite sem deixá-la dourar muito.
Coloque o peito de frango cortado em cubos, tempere direto na panela com um pouquinho de alho, sal e pimenta do reino (cuidado com sal pois ainda vai os 2 caldos de galinha, o queijo parmesão e o requeijão que são salgadinhos!). Deixe fritar bem. Quando estiver bem douradinho, ponha o tomate picadinho e mexa até ele desmanchar. Adicione o arroz e o vinagre.
Agora começa o segredo do risoto. Diferente do arroz comum, temos que ficar mexendo o tempo todo colocando a água com os dois caldos de frango já derretidos de pouquinho em pouquinho. Nunca deixe secar. Quando o arroz estiver molinho, já quase na hora de desligar, ponha o requeijão, 1 colher de manteiga, o queijo ralado e o champignon. Mexa e desligue o fogo. Deixe a panela tampada uns 2 minutinhos e prontinho! Você terá o céu dentro da sua panela! =)
Ficou muito bom e rende demais! Realizou meu desejo!!! E meu ego de dona de casa foi dobrado! =)
Marido ficou apaixonadão!!! Isso provoca coisas em maridos!!! =)
AMIGA! VC SALVOU A MINHA VIDA!
ResponderExcluirrsrs o marido esta louco por risoto!!!
e adivinha..paguei o mesmo mico no mercado, o pior que ninguem sabia onde estava o tal do arboreo .. --
bom, agora nao tem erro!!! Vou fazer o meu de champignon, se der certo te mando a receita =)
ee
Bjao
Vi seu post sobre arroz agora. Ontem mesmo eu e mamys comemos um bacalhau no forno com uma mistura de arroz negro e vermelho. ADORO!!!!! :) Já experimentou depois desse post?
ResponderExcluirAH! Uma dica pro seu risoto.. Qd a água tiver quase seca, utilize a colher de pau para separar os graos antes de acrescentar mais água. Isso faz com que o amido dos graos se solte mais pra ajudar na cremosidade. Dicas do querido Jaiminho (Jamie Oliver, meu amante)..
Beijocas
Você diluiu o caldo de galinha em quantos litros de agua??
ResponderExcluirVocê diluiu o caldo de galinha em quantos litros de água??
ResponderExcluirMuito legal! Essa semana também estava com vontade de um risotinho, mas eu e marido fazemos uma dietinha básica.. então, usei a criatividade e fiz o risoto com arroz integral e funghi!! Sem manteiga, sem queijo, apenas uma colher de requeijao light ou cream cheese! ficou deli!! Mas vou fazer um em breve nessa versão hard core... rsrsrs bjos!!
ResponderExcluir