O ciúme pode gerar tragédias. É o estopim para várias brigas e desavenças no casamento e na família. Porém, antes de seguir quero dizer o que não é ciúme.
AGIR COM ZELO COM SEU CÔNJUGE NÃO É CIÚME. Aliás, em grego há uma mesma palavra (zelos) que pode ser traduzida tanto por zelo como por ciúme. Mas há uma diferença na prática.
Zelo é cuidado, proteção e atenção aos fatos. Não é ruim o caso de identificarmos uma situação que pode ser perigosa ou gerar alguma ameaça para o relacionamento. Se alguém está investindo clara e intencionalmente contra nosso casamento, então temos que agir da maneira mais efetiva possível, procurando afastar essa pessoa de nosso matrimônio. Pode ser que o cônjuge não esteja percebendo o perigo e cabe a nós ficarmos atentos para todo o perigo que se aproxima.
Mulheres são muito boas nisso. Elas conseguem detectar, com um “radar” que só elas têm, perigos que querem se avizinhar enquanto ainda estão a léguas de distância. Farejam segundas intenções de outras mulheres com muita eficiência.
Agir com atenção aos fatos e avaliar as situações não são sinais de ciúme, mas de prudência. Não queremos agir com excesso de zelo, mas ser negligente também não é o ponto ideal para a manutenção do relacionamento conjugal.
Aliás, é bem complicado entender um marido ou uma esposa que não se atenta para nada, nem se importa com investidas inoportunas contra seu casamento. Isso não é sinal de segurança, mas de descuido, beirando a falta de amor.
É importante para a outra pessoa saber que nos importamos com sua integridade, seu caráter e acima de tudo com seu coração. Faz bem ser cuidado e amado.
Dito o que não é ciúme, trago o que de fato é.
CIÚME É insegurança. É o sentimento de alguém que é vacilante consigo mesmo e tem um medo incontrolável de perder o que tem. Um sentimento doentio que leva a cabo planos de uma mente doente e cheia de dúvidas.
O ciumento não permite que outras pessoas se aproximem da pessoa amada. Possui um sentimento de possessão, levando a uso de métodos que são os mais sórdidos para mantê-la num redil particular.
Há uma intolerância no comportamento daquele que é tomado por ciúme. Não tolera concorrência de atenção. Tudo para essa pessoa parece conspirar para lhe roubar a pessoa amada. Nunca vê boas intenções em ninguém. Qualquer pessoa que olhe na direção mais de uma vez, já está em sua lista de inimigos.
As pessoas ciumentas acham que amam, mas na verdade não amam, apenas possuem. Acham-se proprietários do coração alheio. Elas não confiam em seu cônjuge. Querem relatórios constantes daquilo que o outro faz, e pior, quando recebem os relatórios não acreditam neles.
Para esses enfermos de alma sempre há alguma mentira a ser descoberta. Sua frase predileta é “acha que não estou sabendo?”. Percebendo qualquer coisa diferente usa logo o outro lado da lâmina e diz “eu já sabia...”.
Infelizmente o ciumento tem ciúmes até de sua própria sombra. É uma pessoa asfixiante. Não permite amigos chegados, e pasme, podem desenvolver ciúmes até dos próprios filhos. Se você é uma pessoa assim, peça ajuda rápido. Se você convive com alguém assim, busque ajuda para ela. A bíblia diz que o amor não arde em ciúmes. Por isso, saiba que o ciúme não vem de Deus e não é algo normal.
Se cuide. Pense nisso. Que Deus te abençoe.
Pr. Áquila Cabral
Marido tem ciúme de sonho! Hahaha
Corto já de inicio, não deixo alimentar esse sentimento que pode se tornar incontrolável.
ResponderExcluirSou daquela se ama, confia.
Aí meu Deus... Dito o que é Ciúme e o que não é, te digo : sou ciumenta ao extremo.. Mas já tô tentando mudar!! Bjo
ResponderExcluir