Você sabia que muitos alimentos que consumimos, e jogamos fora, podem ser replantados - PRA SEMPRE? Pois é, então a melhor coisa a se fazer, para o bem da natureza, do seu bolso, e da sua saúde é apostar em mini-hortas. Separei uma lista dos alimentos mais interessantes para replantar.
Cebolinha:
Quando for usar a cebolinha, separe toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 2,5 cm (a parte branca). Deixe num local ensolarado e dentro de poucos dias, terá cebolinhas novas para usar e não precisará mais comprar. Troque a água todos os dias. Se tiver um quintal, também poderá replantar e terá mais cebolinhas que qualquer Mônica poderia aguentar, até para dividir com amigos, vizinhos e família.
Manjericão:
Separe mais ou menos três pares de hastes, corte-as com uns 10 a 15 cm, escolha as mais bonitas, retire as folhas da parte de baixo, também as flores, deixando apenas algumas folhas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm é hora de replantar num vaso médio, grande ou numa floreira, pois ele precisa de espaço e de sol. Assim terá manjericão por um ano sem problemas, para molhos pesto, pizzas marguerita e qualquer outro prato.
Hortelã:
Funciona da mesma forma que o manjericão. Depois precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos em baixo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca. Então cuidado com o sol da tarde.
Alecrim:
Faça o mesmo processo inicial do Manjericão e da Hortelã. Depois plante os galhinhos em um vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Ele não curte muita água, então não regue demais, mantenha-o num local ensolarado. Vá cortando os galhinhos quando precisar, depois replante de novo. Essa técnica pode ser usada com outros temperos, como o coentro.
Alface Romana:
Poderá partir também para o cultivo hidropônico. Basta pegar a cabeça da alface, aquela que ia jogar fora, e colocar numa vasilha com água. Troque a água sempre que necessário. Não terá aquele alfação, mas será o seu alfacinho bem bonitinho.
Aipo (salsão):
Muito usado hoje nas sopas de regime e sucos detox, então é melhor replantar para não ficar gastando dinheiro. É só cortar lá no talo, uns 5 cm, e deixar numa vasilha com água, trocando sempre (ou use um copo cheio de água). Umedeça também a parte de cima da planta para não ressecar. Deixe num local ensolarado. Vai ver que folhinhas amarelinhas brotarão no centro, depois ficarão verdes. Após 5 a 7 dias de completo brotamento das folhas, passe para um vaso com uma boa mistura de terra e furos para drenar a água e, em breve, terá talos de salsão para seus pratos e sopas.
Alho-poró:
Da família da cebolinha, também brota fácil na água. Corte o talo com a parte da raiz, uns 5 cm, e coloque num recipiente, não muito fundo, ou apoie com dois palitos, um de cada lado, com água até o começo da raiz e vá cuidando para que não evapore e seque. Se for época de temperatura baixa, poderá manter na água mesmo, mas se for verão, replante num vaso com terra preparada, após criar as raízes. E as folhinhas brotarão, brotarão...
Cebola:
Com a extremidade da raiz descartada da cebola, faça a mesma técnica da água que a cebolinha, e tantas outras que citei. Então, após aparecer as raízes, coloque ao sol em um vaso com terra de qualidade ou diretamente no solo do lado de fora.
Boa saúde e boa colheita!!
Fonte: SOS Solteiros
Marido e eu não comemos nada disso, mas fica a dica! =)
Adorei as dicas!
ResponderExcluirNão vejo a hora de começar a fazer uma hortinha lá em casa!
donaingrid.blogspot.com.br
Aah não comem nada disso não né? Adoram açucar e gordura, daqui a pouco estarao mais gordinhos e com filhos obesos... FAIL
ResponderExcluirAmei as dicas :)
ResponderExcluirJá estou imaginando a minha hortinha suspensa :) :)
Adorei, adorei! Vou começar pelas cebolinhas!
ResponderExcluirAmei, tem alguma q nao precise de sol?? Moro em ape e nao bate sol :(
ResponderExcluir