Uma das maiores dúvidas que aparecem na hora de pendurar os quadros na parede é sobre a maneira certa de dispô-los. Existe medida certa? Uso pregos ou adesivos? As imagens precisam "conversar" entre si? Para esclarecer essas e outras questões, separei uma matéria especial pra quem quer montar uma verdadeira galeria em casa. Escolha uma parede, confira essas dicas e faça a sua gallery wall.
Qual parede escolher?
Para começar é preciso escolher um espaço especial que você queira destacar. Pode ser atrás da cama, do sofá, ao lado da mesa de jantar ou até mesmo a parede da escada. O importante é escolher um espaço especial que você tenha sempre o prazer de observar.
Como posicioná-los?
Não existem regras na hora de fixar as peças. Você pode criar linhas imaginárias e fazer uma composição simétrica ou apostar em espaçamentos diferentes pra um arranjo despojado. Tudo depende do estilo do ambiente e qual resultado você deseja alcançar. Fazer o molde com papel marcando o lugar que cada quadro deve ficar é uma boa solução pra testar possibilidades.
Como os quadros devem ser dispostos perto da escada?
Se você for usar a parede da escada pra dispor suas peças preferidas, alinhe acompanhando a subida dos degraus. Você pode usar molduras com o mesmo tamanho ou não, mas sempre manter uma linha diagonal como base pra manter a harmonia estética.
Qual a melhor maneira de colocá-los?
Algumas pessoas preferem os tradicionais pregos, mas também existem outras opções. Para quadros mais leves, opte por fitas adesivas especiais. Eu colei os meus pratos na parede da cozinha com fita 3M. Em lojas de materiais de construção dá pra encontrar suportes metálicos que são colados na parede e não precisam de furos.
Ainda tem dúvidas de como criar sua galeria? Então se inspire em algumas opções.
Alinhamento clássico: modelos com tamanhos iguais podem ser dispostos de maneira ordenada.
Com a canaleta: pra quem tem receio de errar as alturas dos pregos, vale colocar uma canaleta para apoiar as obras de modo linear. Também é bem moderninho.
Misturando tamanhos: uma composição mais ousada pede diferentes medidas dispostos de modo irregular.
Forma espiral: criar uma espiral de quadros é uma opção criativa e diferente para destacar a parede. Uma linda baguncinha.
Mix and match: diversos materiais, formas e tamanhos são bem-vindos para deixar a galeria mais ousada. É uma das minhas formas preferidas.
Dicas Westwing