Acabei de ler um texto muito sensível escrito pelo meu amigo Pr. Áquila Cabral sobre homens que estão em extinção e quero muito compartilhar com vocês!
"Sempre ouvimos que o número de mulheres no mundo é maior que o de homens. Não sei se há razões que a ciência possa explicar, mas imagino que todas as guerras que já aconteceram contribuíram historicamente para tal fato. Talvez devamos considerar também a constatação de que homens morrem mais precocemente que mulheres, sejam eles jovens ou adultos, por estarem sempre mais expostos a perigos externos, seja nas estradas, onde o número de homens ainda é maior, ou em empregos perigosos, nos quais precisam portar armas de fogo, etc.
Embora todos esses dados possam justificar a inferioridade numérica de homens na sociedade, não é desse tipo de constatação que trata esse artigo. Quando digo que homens estão em extinção, é de um tipo de homem, e não somente do gênero masculino.
Um personagem bíblico chamado Elcana é para nós hoje exemplo de homem em extinção. A história bíblica conta que sua esposa Ana estava chorando copiosamente por não poder ter filhos. Ela já não comia e estava mergulhada numa tristeza profunda. Elcana foi consolá-la com as seguintes palavras: “Ana, por que choras? Por que não comes? Por que o teu coração está tão triste? Não sou melhor para ti do que dez filhos? (1 Samuel 1.8). Vejamos nas palavras de Elcana sua grande sensibilidade.
POR QUE CHORAS? Essa é uma pergunta emotiva. Elcana estava sinceramente interessado pelo motivo das lágrimas de sua esposa. Ele sabia o que estava acontecendo, mas queria, com essa pergunta, introduzir palavras de consolo na vida de sua esposa. Há pouquíssimos maridos que valorizam o choro de sua mulher. Aliás, de tão distraídos, muitos nem percebem que elas choram. Ignoram que tais lágrimas podem ser resultado de uma a alma triste que transborda pelos olhos. Por isso, muitos acham que é “bobeira”. Essa mulher chora toda hora, dizem. Homens que perguntam o porquê das lágrimas de sua esposa estão em extinção.
POR QUE NÃO COMES? Essa deveria ser uma pergunta mais frequente às esposas. Há muitas que conseguem esconder a agonia sob o pretexto da dieta. O marido desconhece que o apetite que foi podado pela dor da alma. Dor desse tipo fecha a porta dos prazeres palatáveis e de muitos outros. Não comer pode ser falta de apetite pela vida, mas nem sempre isso é percebido por quem deveria perceber. Os dias passam e a balança denuncia a greve de fome. Mas o que fazer se o marido não tem sensibilidade suficiente pra discernir a diferença entre dieta e depressão? Homens que perguntam à sua esposa o porquê de não comerem estão em extinção.
POR QUE TEU CORAÇÃO ESTÁ TRISTE? Elcana sabia que Ana chorava, não porque havia caído ciscos em seus olhos, nem por causa da cebola picada para a última refeição. Ele considerou que a fórmula “lágrimas + falta de apetite” só poderia ter um resultado: coração amargurado. Que sensibilidade de Elcana. Suas perguntas não eram uma investigação desinteressada. Antes, estava procurando tocar de forma profunda no assunto que abatia o coração de sua amada. Na percepção do pranto incessante e da comida que ficava no prato, aquele marido mostrou-se um bálsamo. Homens que se interessam pelo coração de sua esposa estão em extinção.
NÃO SOU MELHOR PARA TI DO QUE DEZ FILHOS? Ele sabia que tipo de marido era para sua esposa. Essa não é uma declaração de alguém convencido, mas de um marido convicto. Elcana estava consciente que, na circunstância da esterilidade de sua mulher, ele havia feito de tudo para que o matrimônio fosse tão feliz, para que fosse compensada a falta de filhos. Com essa expressão Elcana estava dizendo: “Estou me empenhando para fazer o melhor que puder para sua felicidade”. Homens convictos que são os melhores maridos que podem ser, estão em extinção.
Quem sabe você que está lendo agora essas palavras não precise fazer mais perguntas à sua esposa? Pode estar na hora de parar de perguntar coisas como “o que você fez com o dinheiro?”, ou “por que você demora tanto a se arrumar?”, e começar a perguntar, “como vai você?”, “como você está se sentindo?”, ou quem sabe, “por que choras?” Homens que agem assim estão em extinção.
Pense nisso. Que Deus te abençoe".
Que texto belíssimo!!! Quão bom seria se todos os homens pudessem ler e assimilar isto.
ResponderExcluirQue lindo... Por mais seres humanos assim!!!
ResponderExcluir