domingo, 12 de julho de 2015

DIVISÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS

Quem nunca se viu perdida e sobrecarregada com a missão de ser esposa, dona de casa e trabalhar fora? (Nem vou colocar "mãe" nessa brincadeirinha, pra não assustar muito!) Ser mulher não é pra qualquer um não! A gente consegue ser tudo isso e mais um pouco, mas, o combo casa-comida-e-roupa-lavada pode ser uma carga menos pesada no lombo da esposa se tivermos a ajuda do nosso príncipe encantado, aquele ser incrível com quem casamos e prometemos amor eterno.


Esse sempre foi um ponto que me assustava no casamento. O meu pai sempre foi muito chato nesse ponto. (Desculpa aí pai, vou falar um pouquinho mal de você =P) Pra ele a casa sempre tinha que estar um brinco, mesmo que estivéssemos todos cansados. Ele sempre foi o tipo de pessoa pilhada, que acorda cedo até nos feriados, que passa o domingo aparando a grama do jardim, que não descansa - e parece que nem cansa - nunca! E eu sempre fui mais devagar, sempre gostei de ficar quietinha quando posso, acordar tarde em todas as oportunidades e principalmente, sempre vi o serviço doméstico como importante - desde que eu esteja disponível pra ele. Tinha medo de que meu marido fosse como o meu pai nas cobranças. Mas uma coisa é certa, ele sempre ajudou nas tarefas! O meu perrengue era só com as cobranças mesmo...

Hoje, na minha casa, serviço doméstico é feito com prazer. Eu amo ver a minha casa em ordem, mas não morro pra deixar tudo 100%. Eu faço quando dá. Desde o namoro já fui analisando o comportamento do marido nesse ponto. Já fui sondando se ele se amarra em casa impecável, se ele lavava uma louça pra mãe dele, se achava o cúmulo se dormisse uma colher suja na pia... enfim. Descobri que ele nem liga pra essas coisas. "Pia cheia de louça é sinal de fartura na mesa!" ele fala. A única coisa que ele precisa pra ser feliz é ter roupa limpa. Nem precisa ser passada... 

Enquanto escrevo esse post, ele tá se arrumando pra gente ir almoçar na casa da vovó. Ele parou na minha frente e perguntou cadê as meias dele pois a gaveta de meias está vazia... #fuen Dei mole na minha tarefa (essa é minha). Mesmo quando eu não consigo cumprir com a minha parte, ele, por sua vez, não me enche "os pacová". Vai sair de chinelo numa boa! hahaha

Voltando ao assunto, eu acho importante que o casal tenha uma conversa sobre isso. A casa e os serviços domésticos não podem se tornar um problema. E só vira problema quando é valorizado ao extremo. Acredito que todo mundo goste de um cafofo arrumadinho, mas a prioridade deve ser o descanso, deve ser aproveitar a companhia um do outro. Ninguém aguenta viver só de trabalhar fora e dentro de casa. Por outro lado, ninguém consegue viver numa casa de cabeça pra baixo, e  é aí que o homem deve ter um bom senso e ajudar - sim senhor - a esposa a arrumar tudo.


Eu não tenho uma receita de "como fazer o seu marido te ajudar em casa", mas vou te contar como é por aqui. Um dia perguntei pro marido o que ele odeia fazer em casa e não faria de jeito nenhum (já comecei pela pior parte pra ele já saber que não vai ser forçado a fazer o que não quer - marketing puro!). Ele me disse que nunca na vida vai lavar um banheiro e que não sabe e nem quer saber lavar roupa. Ele ainda disse que se eu precisar de ajuda pra estender, ele estende. Então, beleza! Nada de lavar banheiro e nem de lavar roupa. "Você pode lavar a louça, já que cozinhamos pouco em casa?" - Já mandei a pergunta com o adendo "já que é pouco..." e ele topou. Falei que a tarefa que eu não gosto de fazer é retirar todos os lixos das lixeiras de casa e passar roupa. Ele disse que esvazia as lixeiras e paga uma passadeira - que é quando eu acredito que dinheiro compra a felicidade! hahahaha

Na prática, ele lava louça e retira o lixo. Quando fica de preguiça, eu lavo a louça sem fazer drama ou deixo a louça lá e ele retira o lixo do mesmo jeito. Eu faço todo o resto e quando não quero fazer, ninguém se importa - desde que tenha cuecas limpas na gaveta, claro! Outra coisa que ele ama fazer é cozinhar. E cozinha muito bem, obrigada!

Há pouco tempo concordamos em chamar uma faxineira uma vez por semana, agora que estamos aumentando a empresa e o trabalho fora de casa triplicou. Não chamo passadeira porque dou conta do serviço. Mas quando acumula muita camisa social, não tem jeito, dona Lenilza me socorre!  

Conheço uma pessoa que deixa de passear aos finais de semana (todos, sem exceções!) porque tem que faxinar a casa. Você acha isso bom? Eu não acho não...

O segredo do sucesso é sempre o diálogo. Ser sensata e conversar numa boa, sem estupidez, sem cobranças. Não fique maluca quando não der pra fazer alguma coisa... Muitas mulheres não recebem ajuda dos maridos pelo simples fato de acharem que eles têm que adivinhar que elas querem ajuda. Helôo, eles não têm bola de cristal e quase nunca se atentam pra esse tipo de coisa. Peça ajuda. Abra a boca. Converse! Escolha o momento certo pra pedir uma mãozinha. 

Elogie quando ele fizer algo. Reconheça! Quem não gosta de ser reconhecido? Eu tenho certeza que você não é daquelas mulheres que passam o dedo nos móveis pra ver se o marido limpou tudo direito. Continue assim, pois eu conheço umas que passam o dedo e reclamam que o homem limpou igual a fuça. Se foi bem feito ou não, o fato é que ele foi lá e fez. Lembre-se que a prática leva à perfeição, então não reclame - elogie, que aí da próxima vez ele vai melhorar só pra te surpreender. Garanto!

Também não vale comprar ajuda com sexo! Se você fizer uma troca com seu marido do tipo "se me ajudar, hoje tem!", só vai estar desgastando o seu casamento. Aliás, negociar qualquer coisa com sexo, é muito feio!

No final das contas, se não sobra grana pra ter uma ajudante e se sobra serviço pra ser feito, o negócio é bolar uma estratégia de guerra pra não ficar pesado pra ninguém.

Conta pra gente como tem sido aí na sua casa! 


Marido tá querendo me dar um susto pra revidar do sustão que eu dei nele! =Z #ToComMedo




18 comentários :

  1. Aqui em casa as tarefas são divididas sim. O marido recolhe o lixo, lava o banheiro e enche as garrafas. E de vez em quando da uma mãozinha na louça e na arrumação do quarto. Acho justo que eles nos ajudem. Afinal como vc citou nós temos que ser quase mulher maravilha. Beijos Karol.

    ResponderExcluir
  2. Que resenha! Também tinha medo antes de casar.. Só que ao contrário! Tinha medo que ele não me ajudasse... Que eu ficasse sobrecarregada, sabe?! Sempre conversamos sobre isso, mas não há uma divisão exata, ficamos mais ou menos assim: Nós dois tiramos o lixo, nós 2 lavamos roupas e estendemos... Tudo isso quando qualquer um dos dois têm tempo, eu as passo e guardo, eu cozinho e limpo a casa durante a semana e ele no final de semana (já que além de trabalharmos, ele ainda estuda!)...
    As vezes as pessoas perguntam: Quem é a pessoa que te ajuda em casa?
    E ainda se surpreendem quando a resposta é "meu marido!"

    Amo-o ainda mais pelo que somos juntos!

    ResponderExcluir
  3. O meu sempre me ajuda, mais lavar nem pensar kkkk

    ResponderExcluir
  4. O meu esposo me ajuda em Tudo o que Preciso!! Haha Amamos tudo arrumadinho. #EutenhoemCasaOMarido rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Marido me ajuda em tudo 😉 varro a casa ele o quintal, lavo roupa ele estende, coloco a mesa ele tira, e se não estou em casa... Ele faz tudo sozinho😉💕

    ResponderExcluir
  6. Meu marido sempre ajuda, limpa casa, lava louça, lava roupa e passa também, só não curte cozinhar mas se for preciso ele faz, só tenho a agradecer a Deus.

    ResponderExcluir
  7. O meu marido é uma benção, sempre me ajuda. Mas temos q lembrar q isso é uma ajuda,a responsabilidade dessas tarefas são nossas,e a ajuda é bem vinda,devemos lembrar de agradece los.O problema é quando começamos a achar q eles tem a obrigação de fazer, aí vem as cobranças,exigências... Brigas.Agradecer os incentivam continuar ajudando ;)

    ResponderExcluir
  8. Meu marido varre a casa sempre, e recolhe os brinquedos que estão fora do lugar.
    Aquela forma rápida de dar um jeitinho na bagunça. :D Só tenho a agradecer.

    ResponderExcluir
  9. Meu sonho era meu marido me ajudar em casa. Ele não faz NADA de tarefa doméstica pelo contrário faz bagunça. Já conversei, expliquei, mas não adianta, ele acha q a única obrigação é trabalhar fora. Eu também trabalho fora, isso me sobrecarrega mto e é um dos motivos do desgaste do nosso casamento.

    ResponderExcluir
  10. Karol, acho legal suas dicas práticas, mas acho que nesse sentido a maior luta das mulheres é com a amargura, que começa no coração e quase sempre termina da pior forma possível quando reclamações são jogadas na cara do marido. Infelizmente em muitos casos o tempo que o marido tem disponível, ou o tipo de serviço que ele realiza fora de casa dificulta certas atividades (ajuda) domésticas e ele acaba podendo ajudar bem pouco, ou então sei lá, ele simplesmente não consegue manter a disciplina dessa ajuda no lar. Enfim, muitas coisas podem não colaborar com as expectativas da esposa em relação a ajuda do marido e acho que as dicas que vc deu são o passo 2, o passo 1 sempre tem que começar no coração em entender que a bíblia ordena para que NÓS sejamos BOAS donas dr casa e que ELES devem prover a casa. Obvio que esses mandamentos não exclui a possibilidade de ambos se ajudarem mas entender nossas responsabilidades diante de Deus antes de mais nada é o que vai nos fazer vencer a murmuração e amargura. Podemos tentar o passo 2 que vc deu, mas se eles não funcionarem estamos perdidas? Não. Voltemos ao passo 1 e meditemos na palavra do Senhor. Meu marido não tem uma rotina de ajuda em casa mas sempre que ele pode ele ajuda. Eu trabalho até as 13:30 somente e rejeitei um emprego em que ganharia bem mais apenas porque nele eu teria que trabalhar até as 17:30 e por essa razão sobraria pouco tempo de dedicaçao ao meu lar, deixei a parte de "correr atrás de dinheiro" com marido, foi o que Deus disse pra ele fazer. Então acho a compreensão das reais responsabilidades fazem tosa diferença nessa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já escrevi sobre isso também: http://www.coisadecasada.com/2013/11/quem-queimou-meu-sutia.html?m=1

      Excluir
  11. Lá em casa batemos um bate-papo sobre divisão de tarefas :) Meu amor odeia lavar louça e não sabe cozinhar, então fiquei com essa parte, alem de tirar o lixo. Como ele ADORA varrer, passar pano na casa e só ele entende nossa máquina de lavar roupas, ele ficou com essas tarefas :P O resto é a minha anja-faxineira quem faz! Mas como ela não vai todo dia, temos que manter :D

    ResponderExcluir
  12. Graças a Deus o marido divide comigo as tarefas! Ele lava o banheiro, a cozinha e a louça! Eu lavo, passo e arrumo as roupas e cuido da casa! Nós 2 trabalhamos fora e encontramos nessa divisão de tarefas um meio de manter tudo arrumadinho... Mas se temos que escolher entre arrumar e curtir o dia, ficamos com a segunda opção! Entendemos que nossos momentos juntos valem mais q uma casa 100% impecável!

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa se eu deixasse meu marido não faria NADA!
    Mas ai entrou uma boa conversa já no inicio do casório, já que os dois trabalham fora e eu passo bem menos tempo dentro de casa (trabalho + horas que ele) dividimos as tarefas, ele fica com a louça durante a semana, o lixo e o banheiro pra lavar. agora que estou gravida e com algumas restrições medicas, ele se disponibilizou a fazer tudo, menos a comida e lavar roupa. De resto ele faz TUDO! Me ajuda muuuito!

    ResponderExcluir
  14. Karol, realmente temos que viver, passear e não ser escrava do lar, mas, quando o casal trabalha fora e infelizmente não ganha muito (está tudo muito caro kkkkkk) e não tem a sorte de ter uma vozinha que cozinha, uma faxineira e uma Dona Lenilza para salvar, fica complicado, mesmo com o marido ajudando. É no final de semana que a faxina tem que ser feita.

    ResponderExcluir
  15. Aki em casa meu marido ajuda em tudo. Ele só não gosta dr lavar panelas, então ele lava pratos, copos essas coisas e deixa as panelas kkkkk. O resto ele faz tudo. No sábado faco faxina e lavo roupas e ele limpa o quintal, lava quintal janelas e ajuda em outras coisas. Domingo eh sagrado eh dia do senhor então vamos a igreja e saímos pra passear e curtir, nada de serviço de casa sem Neura. Nem comida fazemos. Como mesmos na sogra ou no restaurante e assim ninguém se sobrecarrega. Sugiro as amigas que fazem faxina no FDS que façam no sábado e deixem o domingo só pra curtir a vida. Bj

    ResponderExcluir
  16. Meu marido me ajuda muito nas tarefas, graças a Deus, pois me ajudando ele sabe que vamos ter mais tempo juntos e vou estar mais disposta. =D

    ResponderExcluir
  17. Também acho que tudo tem que ser dividido, mas acho que tem coisas que a mullher faz bem melhor que o homem.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://www.procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar