Essa semana o tema "casamento civil" apareceu em várias das minhas conversas off-line! Contudo, foi on-line que uma linda leitora (Papo de Amiga não cita nome!) pediu a minha opinião sobre isso inbox. Vou postar aqui no blog pois sei que essa dúvida ronda a cabecinha de muitas noivas, então vou dizer o que penso.
"Karol, tudo bom? Preciso nem dizer que sou fã do CDC, né? Mas queria te fazer uma pergunta: Quando casou com o "marido", você fez festa? O que acha de casar no civil apenas, pra depois, quando as condições financeiras forem mais favoráveis, casar no religioso com festona e vestidão? Fico pensando pois fui criada em uma igreja bem 'tradicional', digamos assim. Tem problema?"
"Karol, tudo bom? Preciso nem dizer que sou fã do CDC, né? Mas queria te fazer uma pergunta: Quando casou com o "marido", você fez festa? O que acha de casar no civil apenas, pra depois, quando as condições financeiras forem mais favoráveis, casar no religioso com festona e vestidão? Fico pensando pois fui criada em uma igreja bem 'tradicional', digamos assim. Tem problema?"
Bom, eu sou exatamente desse time das que casaram sem festa. Nosso namoro foi muito rápido, só 3 meses, e a festa seria impossível de ser feita tanto por causa de dinheiro, quanto por causa do tempo. Eu jamais esperaria mais um pouco se o único motivo pra essa espera fosse a festa.
Festa é muito bacana, é o sonho de toda garota, mas é infinitamente mais bacana ter uma casa linda e decorada do jeitinho que a gente gosta. Se o orçamento não der para fazer a festa e ter uma casa digna, como foi no meu caso, eu prefiro ficar com a casinha. Se der pra fazer tudo, maravilha! Eu casei só no civil primeiro, e isso já tem quase 4 anos. Mas há 3 meses eu tive uma festa linda de casamento, com vestido de noiva e tudo que eu tinha direito. Eu ainda vou fazer esse post! Mas não me arrependi nem um pouquinho de não ter feito a festa antes. Isso não é importante! O mais importante é a lei dos homens e a bênção de Deus. Basta levar o seu líder religioso pro cartório pra dar a bênção. Se depois de tudo, quando o casal já estiver com a casinha em ordem, a lua de mel curtida numa super viagem e se ainda sentirem vontade de fazer a festa, então tem mesmo que comemorar tudo o que conseguiram juntos!
(Época de vacas magras, mas amor transbordante! Ainda bem que melhorou um mucadin!)
Festa é muito caro e pode atrasar demais a vida dos noivos. Seja porque não têm dinheiro pra investir na festa e então protelam o casamento, ou porque gastam muito na festa, se enrolando em dívidas e acabam indo morar de aluguel ou numa casa sem todo o conforto que desejavam. (Repito: isso é pra quem não tá com dinheiro sobrando! Quem tem dinheiro pra fazer tudo, se joga!)
O casal deve PRIORIZAR o conforto que quer ter no começo da vida a dois, não numa festa de um dia. A festa é legal, é linda, mas é muito rápida e cara... Todos sabemos de vários casos em que os noivos gastaram mais do que podiam e no final os convidados ainda saíram falando mal de algum detalhe. =/
Enfim, se der pra fazer tudo, ótimo! Mas se for preciso fazer uma escolha, não tem problema nenhum em escolher o casamento civil com uma bênção de um homem separado por Deus para isso.
Em relação à "tradição" da igreja, isso não é nada errado casando debaixo da lei dos homens e recebendo a bênção. Muitos casamentos seguem a "tradição de festa" e acabam super rápido. Ninguém tem nada a ver com a nossa vida! Temos sim que fazer as coisas certinhas diante de Deus. Mas ficar sem graça com os parentes e amigos? Afinal, quem vai pagar a festa? Quem vai comprar a casa? A "tradição" não vai ajudar a pagar as dívidas adquiridas, concorda? A festa é uma opção e não uma obrigação! Cartório e bênção são fundamentais pra mim, o restante é opcional.
Se você sentir que está entre esse time dos noivos com orçamento limitado, super rola de a família ir almoçar ou jantar num restaurante ou até mesmo em casa. Pode rolar uma comidinha especial feita pela mãe da noiva ou algo parecido e os noivos ficarão felizes da vida! E sem dívidas!!! Garanto!
Temos todos que andar corretos e de acordo com as NOSSAS condições! Se não der pra fazer festão agora, ame seu marido, cuide do seu lar e seja feliz!
E como foi a minha festa, já é assunto para um próximo post!
Marido era tão novinho quando casamos. Tinha 21 aninhos só! *-*
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirsuper curtir seu post Karol!! *.*
ResponderExcluirtb concordo em vc priorizar o conforto...
a festa podemos fazer depois
até pq começar uma vida a dois, sem papai e mamae pra bancar nossos gastos não é nada fácil!!!
Seu post me exclarecem um pocadim d coisa!!
valeu!!!
Obs: sua foto com o "o marido" ficou show!!! vcs são dois fofus!!
bjus té mais
fiquei super na duvida de nao ficar legal casar depois tipo daqui uns dois anos com festa mas , nao da pra enrolar mais pq se for pra fazer qualquer festa as pressas prefiro nao fazer
Excluirsorry pelo primeiro post com o nome de "Dennis Lima", sem querer acabei postando com o perfil do meu mano :)
ResponderExcluirKarol, gostei muito do post e vi que você é uma moça de atitude!
ResponderExcluirQuero tirar uma dúvida com vc, se me permitir.
No seu caso, por já ter casado no civil, como foi a festa? Pergunto isso pois não consigo imaginar que você tenha se vestido de noiva apenas para curtir a festa, deve ter acontecido mais alguma coisa, não? Você fez tudo de novo (damas de honra, padrinhos, entrada de alianças e etc) ou teve só a festa pra todo mundo curtir mesmo?
Como assim "vc fez tudo de novo?". Eu fiz pela primeira vez, uai. No cartório não tem entrada de padrinhos, dama de honra e nem todo o ritual matrimonial. Foi exatamente como os casamentos normais. Vestido, dama de honra, troca de alianças, votos, palavra de um sacerdote (no meu caso foi a pastora da minha igreja), buffet e teve até a hora de jogar o buquê! :) A única diferença é que já éramos casados no civil. :)
ExcluirPor favor, desconsidere o "vc fez tudo de novo?".
ExcluirSem querer abusar, como foi a aceitação dos convidados, do pastor e dos seus pais? Eles te apoiaram plenamente da decisão?
Nunca participei de um casamento civil, todo que vejo são fotos. Então não há nenhuma autoridade além do representante do cartório?
Essa pergunta eu te entenderei se não quiser responder por ser algo bem pessoal. Só estou entrando nesse assunto porque seu blog foi o único que retratou com tanta propriedade a mesma situação que estou passando. Entendo que a cerimônia e festa de casamento são para celebrar o amor e a união do casal e de certa forma marca a mudança de vida solteiro para casado. Qual a sua opinião? Diante disso, para você, quando se casou no civil em data separada do religioso, qual foi o verdadeiro sentido da cerimônia?
Desculpe tantas perguntas, é que estou prestes a fazer o mesmo pelos mesmos motivos, só falta aquele empurrãozinho, afinal é algo completamente diferente do tradicional.
Obrigado pelo retorno! =D
Casou? Pretendo fazer o mesmo, sou casada no civil ha mais de 3 anos, e como a Karol, pretendo casar no religioso esse ano.
ExcluirA minha situação foi bem parecida com a sua! Casei no civil com 3 meses... Era muito rápido, não tínhamos condições de fazer uma festa. Só o desejo de ser uma família. Mas muito rápido, depois de um ano e meio juntos, descobrimos que íamos embora de Brasília e não queríamos perder a oportunidade de fazer a festa. Aproveitei e fiz toda a cerimônia com a bença do meu pastor. Foi lindo! E no final das contas, agora temos dois dias lindos para comemorar. Gostei de ler a sua história. Muita gente acha "loucura" casar tão rápido. Mas loucura mesmo é duvidar dos planos de Deus! Beijos.
ResponderExcluirnossa eu nao sabia mais o que colocar no google a respeito de casamento só so civil e nao achar a resposta rsrs mas agora achei poxa me deu ate um alivio esse se post , eu namoro ha 10 anose temos um filho de 1 ano e , vamos casar só no cicil mas com a bençao do pastor , eu queria muito festa mas meu namorado nao agora ele prefere mobiliar a casa , vamos morar de aluguel por enquanto , dai fiquei chateada pq pensei vai ficar chato casar depois , mas lendo esse post realmente faz sentido , se individar por um dia é melor deixarmos a nossa casa com a nossa cara e mais pra frente fazemos nossa festa dos sonho , valewwww muitoooo pela dica ! dayane"
ResponderExcluir