"Ter um amor faz bem. Principalmente para a saúde dos mais velhos. Quando eles precisam encarar cirurgias cardíacas, os solteirões quase sempre levam a pior: as chances de sobreviver pelos próximos três meses diminuem até três vezes, quando comparados aos casados.
Foi o que aconteceu com 500 pacientes entrevistados por pesquisadores da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, antes de enfrentarem uma cirurgia no coração. Entre eles, o índice de sobrevivência dos casados era três vezes superior ao dos solteiros. E não apenas nos primeiros três meses pós-cirúrgicos, os benefícios continuam pelos próximos cinco anos.
A culpa é do amor. Os pacientes felizes e apaixonados se mostram mais otimistas e preparados para encarar as dores pós-cirúrgicas. E não era esse o único motivo. Segundo a pesquisa, pessoas casadas fumam menos, comem melhor e se esquecem menos de tomar os medicamentos." Carol Castro, Revista Super Interessante.
Essa pesquisa comprova o que a gente tá cansado de saber, né? Todo mundo que eu conheço que é casado - e comprometido com o casamento - é mais feliz, mais autoconfiante e mais bem sucedido. Mas essa questão de ser mais saudável é muito interessante. Tenho, perto de mim, essa experiência. Vocês sempre me vêem falar sobre vó Stela e o Vudi, que são os avós do marido e nossa família mais próxima geograficamente. Eles têm uma história de superação que inspira! Há cerca de 9 anos o Vudi (vô Edir) foi desenganado no leito de um hospital renomado de Juiz de Fora. Médicos, especialistas na doença rara que ele tinha, disseram que ele teria 3 meses de vida. A história é longa e pra já chegar nos finalmentes, ele foi curado por um milagre de Deus e hoje esse caso virou objeto de estudo no PhD do médico responsável pelo caso. Mas se a gente prestar atenção nesse episódio da vida dele, vemos o quanto que Deus o abençoou com uma esposa caprichosa e disposta a lutar. Eu sei que Deus não precisa de uma ajudinha pra fazer um milagre, mas ele usa pessoas e situações a nosso favor. Ele teve - e tem - ao lado uma mulher que fazia a comida exatamente como o médico mandava, que tinha o cuidado com a limpeza do quarto onde ele ficava, que o mantinha limpinho e cheiroso deitado naquela cama de hospital. O amor incondicional de acompanhar o marido que ficou internado por mais de dois anos num hospital. Você sabe o que é isso? Ter garra pra bater de frente com plano de saúde pra conseguir tudo que era necessário. Viajar várias vezes por semana pra manter tudo em ordem em casa e na vida. Será que se não houvesse amor, o verdadeiro amor entre eles, ele teria conseguido chegar até aqui?
Quando duas pessoas se unem pra dividir uma vida, só tendo muito amor pra conseguir equilibrar os pratinhos rodando. É todo dia acordar e descobrir um motivo novo pra amar aquela pessoa. É decidir amar! Nelson Junior, do Eu Escolhi Esperar, também falou muito bem sobre essa matéria da Super Interessante:
"A matéria destaca a importância de viver o amor. O problema é como as pessoas entendem o que é o amor. Costumo citar a frase: "quem não sabe o que procura, nunca dará valor ao que encontra". Amar para mim não é ter alguém ao seu lado, muito menos um sentimento. Amar é antes de tudo uma decisão que só se toma no coração.
Viver um amor não é viver vários amores. Aliás, quem teve vários amores, na verdade nunca teve nenhum. Aos invés de buscar ter alguém por um momento, busque alguém que você deseje essa companhia para todos os dias da sua vida. Muitos na busca de TER alguém, por medo da solidão, acabam se esquecendo de SER alguém. Não procure pela pessoa certa, seja a pessoa certa para alguém. Não busque um amor para viver um momento de prazer, busque um amor duradouro e os momentos de prazer se eternizarão.
Todo mundo deseja um amor para vida inteira, mas ninguém deseja esperar por ele. Anota aí: "você nunca vai construir um relacionamento duradouro, enquanto ficar se contentando com relacionamentos momentâneos". O que você deseja para sua vida? Algo duradouro ou vai continuar vivendo pequenos momentos de prazer?
Até quando você vai trocar o que mais quer na vida, por aquilo que você mais quer por um momento? Até quando você vai trocar o propósito da sua vida por uma proposta que você recebe na vida? Qual a sua escolha?"
Eu escolho amar meu marido e dar a minha vida e meu tempo me empenhando em cuidar do seu bem estar.
Marido feliz tem esposa feliz. É aquela coisa de plantar pra colher, sabe? ; )
Marido é bem cuidado e vive cheirosinho! ♥
Own amiga, que post maravilhoso! Adorei. É questão de fazer bem essa escolha também né? Casamento não é brincadeira. :}
ResponderExcluirExatamente. Por isso que esperar em Deus é sempre a escolha certa! =)
ExcluirOi Karol, logo logo eu também vou fazer parte do time das casadas, espero ser tão feliz quanto vcs!
ResponderExcluirAlias que foto linda!
Bjss
Espero que seja feliz Ana Carolina. Que Deus abençoe essa união! Obrigada! *-*
ExcluirÉ aquele Ciclo do bem que você já postou no Face também.
ResponderExcluirA primeira coisa que eu e meu esposo escutamos quando fomos casar é: Case para fazer o outro feliz.
Se não for com o pensamento, se for com a ideia de ser feliz logo a coisa se frustra. Porque casamento é doce! Mas não é mole não! =)
Karol Ferro,
ResponderExcluirEstava lendo algumas coisas na internet sobre casamento, buscando informações para melhorar cada vez mais a minha união! E assim encontrei o seu blog e confesso que estou gostando muito de suas matérias!
Parabéns pelo seu Trabalho e pelo Blog!!
Beijos