quinta-feira, 13 de abril de 2017

LOW CARB, SOP E ANTICONCEPCIONAL

Depois que perdi 12kg, o pedido que mais recebo de leitores é pra fazer um post explicando como foi esse processo, o que eu deixei de comer, quantas vezes me alimento por dia, se faço ou não jejum, o que tem a ver a dieta com a Síndrome de Ovários Policísticos, etc... 


Nesse post vou falar mais sobre a SOP x Low Carb e o que eu faço pra não engravidar. 

Tudo começou quando eu casei. Estava magérrima, no auge dos meus 49kg. Em um ano engordei 10kg e nos anos seguintes fui só engordando até bater nos assustadores (pra mim!) 68,8kg. Vinte quilos são muitos quilos adquiridos em 8 anos. Saltei do manequim 34 pro 42 e eu não estava sabendo mais administrar isso. Fui a um nutricionista convencional e comecei uma dieta horrível que fiz durante... deixa eu pensar... um dia! Aliás, fiz várias dietinhas que acabavam no mesmo dia, pois eu não fui criada comendo de tudo. Nunca fui fã de saladas, verduras e essas coisas de dieta. Descobri que tinha ovário policístico e minha ginecologista disse que com o anticoncepcional estaria tudo ok, e realmente ficou tudo ok - até eu parar de tomar em agosto de 2014.

Parei de tomar a pílula, primeiro porque esqueci de levar numa viagem que fizemos para o Maranhão. E aí comecei a me sentir bem por não estar tomando. Sempre tive pé atrás com essas coisas e simplesmente parei de tomar. Pensei que não teria problema se viesse uma gravidez a partir daquele momento, pois nossa vida já estava relativamente estruturada. Então deixei na mão de Deus. E continuei engordando.

Acho que os únicos sintomas que tinha por causa da SOP era a menstruação totalmente irregular, o ganho de peso e, a dificuldade de engravidar (apesar de não estar planejando, a gente fazia o dever de casa, né!? rsrs). Foi aí que voltei à ginecologista achando que estava grávida, com 3 meses de atraso. Ela disse que eu estava cheia de cistos no ovário e não podia parar de tomar o anticoncepcional, pois ele estava mantendo tudo sob controle. Então ela me passou metformina. Eu não quis tomar e acabei nem comprando. Deixei pra lá. Fiquei 9 meses sem menstruar! 

A Maya, uma amigona super fitness, tava fazendo a dieta low carb e disse que tinha certeza que essa dieta eu conseguiria fazer. Me explicou um pouco e eu empolguei por poder comer os vegetais preparados na manteiga, poderia misturar com queijo e bacon, poderia comer gordurinha da carne... Passei dias lendo tudo sobre low carb, assistindo todas as palestras de nutricionistas da área no youtube, salvando receitas super saborosas pra testar e então li isso:

"Todos os cientistas que trabalham com ovários policísticos sabem há MUITOS ANOS que o hiperinsulinismo está por trás desta patologia. Tanto é verdade que se prescreve metformina, uma droga que reduz a resistência à insulina, como tratamento. Mas nada é melhor para o tratamento de hiperinsulinismo do que cortar os carboidratos - e isso deveria ser ÓBVIO, já que a glicose é o maior estímulo para a secreção da insulina. É só pensar um pouco pra ver que o que causa o excesso de peso não são os ovários policísticos ou vice-versa, e sim que é o excesso de insulina que causa ambos, excesso de peso e ovários policísticos. O fato de low carb não ser (ainda) o tratamento padrão para ovários policísticos é no mínimo estranho. Imagine uma pessoa que não tolera lactose. O que você faz? Remove a lactose. Imagine uma pessoa que não tolera fenilalanina (fenilcetonúrico). O que você faz? Remove a fenilalanina. Imagine uma pessoa com hiperinsulinismo e que, portanto, não tolera a glicose. O que você faz? Remove a glicose? NÃO!!! Dá metformina, manda passar fome, manda fazer exercícios físicos, manda fazer fertilização assistida - QUALQUER coisa exceto remover a glicose que é a CAUSA do distúrbio..."

Pensei na hora: "Cara, é isso! Não queria mesmo me entupir de remédios... Vou testar esse trem!" e decidi seguir a dieta low carb, pra emagrecer e por ter entendido que assim estaria tratando a causa da SOP, cortando o mal pela raiz.

Eu iniciei a dieta no dia 27 de setembro de 2016 e exatamente 30 dias depois, fazendo tudo certo, a minha menstruação desceu e perdi os primeiros 4kg. Achei incrível! 28 dias depois, desceu de novo e perdi mais 3kg. E assim meu ciclo passou a ter 28 dias cronometrados!

Foi aí que descobri que, se a minha SOP havia ido embora, e se eu estava perdendo peso, era a hora de tomar mais cuidado para não engravidar, já que agora eu corro o risco. Eu não quero engravidar agora, mas também não quero tomar anticoncepcional. Muitas mulheres estão optando pelo DIU, mas esse também não me atrai. Então adotei o antigo método da tabelinha. Sim, minha gente! Tabelinha! Tudo bem que eu sou fruto de tabelinha, né mãe? Mas eu tô prestando mais atenção que a minha mãe. 






Agora, nesse mundo girando em torno de aplicativos de celular, dá pra gente controlar tudo. Inclusive, o período fértil.

Eu uso o app "Flo". Ele é ótimo! Me avisa com quatro dias de antecedência quando vai iniciar o meu ciclo, ele avisa o dia que eu tô fértil, e avisa se a menstruação está atrasada. É uma beleza!




Hoje, por exemplo, o meu Flo está assim:


Período em 2 dias - #ÉaVida - e pouca probabilidade de engravidar. Então se eu quiser namorar com o marido hoje, tô liberada! Dia 15 a gente entra no vermelho e ele já me mostra que entre os dia 21 e 30 de abril existem possibilidades de engravidar, sendo que no dia 28 é o dia da "grande possibilidade de engravidar" pois é o dia previsto para a ovulação. Aí eu e o marido decidimos se brincamos com fogo ou não! 


Então, tendo dito tudo isso, não vejo necessidade nenhuma de parar com esse estilo de vida low carb, ao qual já estou muito bem adaptada e me sentindo cada vez melhor. Meus exames estão todos perfeitos e meu peso super no lugar. 

É importante ressaltar que low carb não é a dieta da proteína e nem é zero carboidrato. Praticamente tudo que a gente come tem carboidrato, exceto as carnes. Vegetais, verduras, queijos, frutas... em tudo isso tem carboidrato, por isso não excluo carbo da vida. Deixo de fora apenas os carboidratos refinados que são o arroz, macarrão, farinha de trigo, etc... que não faz falta pra saúde.

Low carb é a melhor dieta? Pra mim é, sabe por quê? Porque eu consigo seguir sem furos. E, se furo, consigo voltar logo em seguida, pois ela é super saborosa. Já vou completar 7 meses e nem penso em parar.

Quem me pede indicação de nutricionista nessa área, aqui em Muriaé eu indico a nutri Letícia Bastos. Ela é adepta da low carb e super competente! Instagram: @leticiabastosnutri

Me siga no Instagram @karolyneferro, e acompanhe meu diário alimentar no InstaStories. Também sempre posto umas receitinhas bem gostosas.


Marido me acompanha na dieta, e já perdeu 26kg (mesmo escapando várias vezes da dieta).






12 comentários :

  1. Queria eu ter disciplina pelo menos pra low carb. ..😣😣😣

    ResponderExcluir
  2. Essa tá Belinda como vc iniciou? E a menstruação deve ser regular???? Carol responde por favor !!!! Hehe

    ResponderExcluir
  3. Essa tá Belinda como vc iniciou? E a menstruação deve ser regular???? Carol responde por favor !!!! Hehe

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeino post! Obrigada pelas dicas ❤

    ResponderExcluir
  5. Carol,
    me identifiquei MUITO com o seu post. Estou passando pelas mesmas coisas que vc passou. Comecei a dieta low carb tem 2 meses e perdi 3 kg. Pretendo perder mais 8 kg no mínimo. Lendo o seu relato me deu mais vontade de continuar e não desistir. Além de estar pensando seriamente em parar de tomar anticoncepcional.
    Obrigada por dividir a sua história conosco.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!! Que resultado incrível!! Eu e meu marido estamos fazendo low carb a um mês, estamos gostando.

    ResponderExcluir
  7. Karol Karol! Quero te enganar não, mas conheço 3 pessoas que engravidavam (uma delas, 3 vezes) com essa história de ciclo ultra regulado. Cê abre seus dois olhos. Rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Karol Karol! Quero te enganar não, mas conheço 3 pessoas que engravidavam (uma delas, 3 vezes) com essa história de ciclo ultra regulado. Cê abre seus dois olhos. Rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Me identifique total! Engordei 10kgs dps q casei, do 60 pulei p 70 em 1 ano. To ha 8 anos casada, nesse periodo tive 2 gravidez, uma da minha filha que tem 5 anos e a outra eu perdi há 2 anos. Sempre tive SOP, mas sempre controlava com pílula, e ha 2 anos e meio resolvi parar, tentando engravidar e NADA! Fui ao medico e ele super atualizado disse q to com SOP e preciso cortar o carbo e fazer exercícios, achei o maximo ele indicar esse estilo de vida, ao invés de me empaturrar de medicamentos. Mas to com muita dificuldade pra levar a sério, mesmo sabendo que só assim vou engravidar. Ler seu relato foi importante pra mim em saber que funciona MESMO diretamente na SOP! Espero conseguir, se vc pudesse me passar seu contato pra conversar melhor me ajudaria muuuito!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu uso o metodo billings que é uma tabelinha mais certeira, vamos dizer assim... Pode ser feito por mulheres de ciclo irregular e, diferente da tabelinha, ele nao preve os dias férteis, primeiro vc sente como esta seu muco vaginal naquele dia e ai entao vc vai saber se esta fertil, infertil, ou nos dias de segurança.

    ResponderExcluir
  11. Nossa! E aquela vez q sua seguidora disse q achava q vc nao tinha engravidado por ter algum problema de saude vc foi super grossa com ela e ate expos a conversa no face... Pra qye isso? No final das contas vc tinha sop, era mais bonito assumir logo ou entao ignorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tal leitora veio falar que achava que um de nós era infértil. Aqui não tem ninguém infértil e você foi tão deselegante como ela. SOP apenas dificulta. A minha já está mais do que regulada, e a minha médica falou que se eu não quiser engravidar agora, tenho que evitar, pois está tudo certo. E sim, eu não quero engravidar nesse momento.

      Excluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar