A comunicação é uma das facetas mais complicadas do ser humano. Na família a comunicação é sempre uma questão muito decisiva. Não podemos ignorar o quanto é difícil dizer o que realmente está em nossa mente. Não é bom começar um assunto supondo que os outros já saibam o que estamos querendo dizer.
A comunicação é um processo maior do que imaginamos. Muitas coisas levam pouco tempo para serem ditas, mas muito tempo para serem processadas e entendidas. Cada frase é como um ingrediente posto numa vasilha na intenção de se fazer um bolo. Não demora jogarmos os ovos, o leite, o açúcar, o trigo, etc. Mas, mesmo que tenhamos os ingredientes juntos na tigela, ainda não temos o bolo. Há um processo a ser concluído.
Muitos de nossos pensamentos já estão formados em algumas questões porque em nossa mente o bolo está pronto. Isso faz com que falemos sobre nossos argumentos de forma natural. Geralmente não temos sucesso quando colocamos os ingredientes de nossos argumentos na tigela da compreensão do outro e achamos que ele tem que engolir tudo cru.
Apesar das pessoas gostarem de bolo, isso nunca será uma experiência agradável. Pode ser que o que estejamos dizendo seja algo muito bom, mas não podemos ignorar que os outros precisarão de mais tempo para achar a mesma coisa, se é que isso irá acontecer.
Há um processo a ser concluído na mente do outro. Isso nos mostra que comunicar não é só falar, mas se fazer entendido, respeitando os processos de assimilação de quem está lhe ouvindo.
Também acontece muito de nos precipitarmos ao ouvir algo. É mania do ser humano querer completar o que o outro ainda não disse. Os ingredientes do outro ainda estão sendo postos e queremos adivinhar o gosto do bolo. Isso deixa de ser um diálogo para ser monólogo.
Alguém que finge escutar, mas na verdade só está permitindo que o outro diga algo para que ele tenha tempo de formular seus argumentos, não está se comunicando. Devemos ter paciência para aguardar os argumentos alheios, sem supor que sabemos o que está querendo dizer.
Por exemplo, em um caso onde você já ouviu seu cônjuge ou seus filhos sobre determinado assunto, mas não concordou com eles, seria bom que você pudesse se prestar ao trabalho de ouvi-los mais uma vez, como se nunca o tivesse feito. Isso pode abrir seus ouvidos para perceber sentimentos que ainda não havia percebido.
Não esqueça que, quando se trata de família, os sentimentos são mais importantes do que as soluções. Nem sempre haverá uma saída viável para determinados assuntos, mas se houver compreensão, haverá crescimento nos relacionamentos em amor.
Falando em compreensão e comunicação, lembramos de Deus. Ele quis comunicar seu amor por nós e fez isso da maneira mais extraordinária e clara. A bíblia diz que Ele nos enviou Jesus, o Verbo (João 1.14). Verbo é uma palavra que comunica e ao mesmo tempo expressa uma ação. Jesus é a comunicação perfeita do amor de Deus a nós. Ele é o amor de Deus em ação entre os homens. Compreendemos muito bem o quanto somos amados por Deus, quando olhamos para Jesus.
Comunique-se da melhor forma com sua família. Você vai ver que muita coisa vai mudar. Perceba o amor que Deus tem te comunicado. Sua vida toda vai ser transformada. Pense nisso.
(Texto: Pr. Áquila Cabral)