Eu ainda era uma jovem adolescente quando a minha mãe comentou que em sua infância presenciou uma cena que a marcou pro resto da vida. Seu pai, o meu avô, havia deitado na cama da irmã dele depois de um almoço em família e elogiou muito o cheiro dos lençóis dela. A minha mãe, ainda criança, percebeu o quanto ele ficou feliz em deitar numa cama tão bem feita, e entendeu que ele gostaria de ter aquilo em casa. A minha avó foi mãe de 8 filhos (5 meninos). Talvez não conseguisse zelar tanto desse detalhe quanto gostaria...
Meu avô morreu muito novo. Minha mãe tinha só 6 anos de idade quando ele se foi, mas ficou com essa memória na cabeça. Quando ela casou, passou a oferecer um quarto com o máximo de conforto que sua situação permitia. Não tinha luxo, mas sempre usava seus melhores lençóis. Aliás até hoje, ela não deixa nada guardado "pra uma ocasião especial" ou para "as visitas". Tudo que ela tem de melhor é usado com o meu pai (e usava com a gente também, quando éramos solteiros). Nunca vi a cama dos meus pais suja. Sempre tudo muito cheiroso. A minha mãe me ensinou que uma esposa caprichosa oferece uma cama cheirosa pro seu marido. Mesmo que ele não perceba. Meu avô nunca havia reclamado da cama em que dormia com a minha avó. Mas quando deitou pra descansar na casa da irmã, sentiu uma enorme diferença.
Isso também ficou na minha cabeça. Eu não preciso que o meu marido elogie o cheiro da nossa cama. Se elogiar, ótimo! Mas o que eu não quero mesmo é que ele se deite numa outra cama e sinta um prazer que não sente em casa. Não falo aqui de se deitar com outra mulher, ou coisa parecida... Viajamos, dormimos em camas que não são a nossa. O que quero dizer é que sempre vou prezar, entre outras coisas que são muito mais importantes do que isso, que o meu marido tenha sempre prazer em estar na nossa cama, no nosso ninho, no nosso cantinho.
Devemos trocar a roupa de cama uma vez por semana. Edredons devem ser lavados pelo menos de 3 em 3 meses, de preferência em lavanderia — Mesmo que a máquina doméstica suporte o peso da peça, edredons muito volumosos podem não se movimentar direito dentro do cesto, impedindo a remoção completa da sujeira.
Travesseiros também podem e devem ser lavados. O ideal é substituir os travesseiros de 6 em 6 meses (quem dá conta?? $$$), ou no máximo com 2 anos de uso. Travesseiros antiácaros duram mais. Dê preferência aos modelos feitos de látex, que, além de antibactericidas naturais, são higienizados um a um durante a produção.
Usar água de lençol e aromatizadores de ambiente é sempre uma ótima ideia. Eu gosto de pingar gotinhas de essência de camomila ou lavanda diretamente sobre os travesseiros.
Tem coisa melhor do que depois de um dia exaustivo, tomar um banho gostoso e deitar numa cama limpa, fresquinha e cheirosa?
"Tudo o que fizerem, façam com muito amor, como se fosse para Deus, e não para os homens".
Marido dorme mais calminho com as gotas de essência no travesseiro!
Amei o post Carol nunca tinha pensado nisso vou começar a caprichar na cama agora
ResponderExcluirÓtima dica.
ResponderExcluirQual a frequência que você pinga as gotas nos travesseiros e a água de lençol ?
ResponderExcluirTambém amei o post. Adoro cuidar da casinha, e nunca deixo a cama desarrumada. Mas essa é uma ótima ideia para deixar nosso quarto ainda mais gostos e relaxante.
ResponderExcluirTambém adorei o post. Adoro cuidar da casinha, e sempre deixo a cama e o quarto arrumado. Mas gostei da dica. É sempre bom deixar a casa mais aconchegante.
ResponderExcluirMuito legal... Nada melhor que um quarto perfumado.
ResponderExcluirFutilidades que arrumamos até te mais o qu fazer. . . Vamos ver depois dos filhos. A gente passa a dar importância ao que importa
ResponderExcluirNão acho que é futilidade e sim, cuidado e até mesmo higiene.
ResponderExcluirAdorei o post e a dica da essência. :D
👏👏👏👏👏 show!
ResponderExcluir