Cinco minutos depois do casamento, as pessoas já começam a perguntar quando virão os herdeiros. Na verdade a cobrança da sociedade nas nossas costas sempre existiu e nunca vai acabar! Primeiro, quando você está solteira: quando terá um namorado? Se já namora: quando ficará noiva? Se já é noiva: quando casará? Se já é casada: quando terá filhos? Se já tem filho: quando terá o segundo filho? Se tem dois meninos: quando vem a menininha? E se você estiver grávida, vão passar a mão na sua barriga sem pedir licença. Estamos no mundo dos intrometidos, não tem muito pra onde correr.
Sempre levei na esportiva e ainda levo, quando me enxergam como uma ET no auge dos meus 7 anos de casada, sem filhos. Já devo ter falado sobre isso aqui no blog. Eu sonho com meus filhotes - às vezes! Às vezes paro de sonhar e penso que foi muito bom não ter tido filhos ainda e talvez nem tê-los. E penso também que é uma decisão altruísta, muito mais do que egoísta, não colocar uma criança nesse mundo pesado e difícil. Isso aqui é uma selva e eu tenho os meus medos maternais.
"Se você for pensar assim, nunca vai ter um filho!", é, eu sei. Mas eu penso e acho válido. E de forma "egoísta", digo que gosto da nossa vida como está, sem mais essa responsabilidade. Não acho que precisamos ter um filho, nem que a casa esteja vazia. Gosto de sermos só nós dois. Também sei que quando rolar uma gravidez, eu vou passar a amar sermos três, quatro, quantos você quiser ♫. Só quero estar aprendendo sempre a dançar conforme a música que Deus tocar pra mim, e ser feliz em qualquer circunstância.
Voltando ao assunto das cobranças pela reprodução da espécie, comecei a perceber que essa pergunta "quando vem o bebê?" sai do setor de perguntas chatas e cai no setor das perguntas cruéis em alguns casos. Existem casais que nunca poderão ter um filho e que, a cada brincadeirinha desse tipo, é como se eles levassem um soco no estômago, fazendo com que se lembrem que isso será humanamente impossível (Deus pode dar um bebê pra quem Ele quiser, acredito muito nisso, mas é papo pra outra hora). Então, pra não acabar sendo indelicado com alguém, é melhor evitar.
Outros casais já decidiram que não querem ter filhos e isso também é problema deles. Tenham os motivos que tiverem. Ninguém precisa ficar enumerando razões pra que mudem de ideia. Se vão se sentir sozinhos quando envelhecerem (os asilos estão cheios de pais e mães se sentindo sozinhos), se vão se arrepender (nos arrependemos de muitas outras coisas também), se vão deixar herança pro cachorro - são coisas que só dizem respeito ao casal.
Enfim, vamos deixar que cada casal decida em paz se querem ou não a visita da cegonha. E quando estivermos sem assunto melhor pra puxar uma conversa, optemos pelo bom e velho clichê "Tá calor hoje, né?".
No mais, quando eu engravidar, eu aviso! =)
ACHO INSUPORTÁVEL! Acho q muitas coisas mudam quando chega o BB, sono acaba, intimidade do casal fica mais difícil, viagem e saídas! Deve ser ótimo ter um filho mas acho q tudo Tem seu tempo
ResponderExcluirConcordo em número e grau.... Eu meu marido casamos cedo com 19/20 anos. Ja no primeiro ano td mundo vinha dizer quando vam ter filhos e eu sempre falava quando Deus quiser... Ficamos 6 anos aí resolvemos engravidar, não pela cobrança mais sim pela nossa vontade eu sou o tipo de pessoa q acha q um casamento só se completa quando vem os filhos era e somos folizes hj com a nossa linda princesa... E já aviso... Sim vai ser filha única e ponto.
ResponderExcluirQue texto perfeito! Exatamente como eu e meu marido pensamos, no auge dos nossos 7 anos de casados tbm rsrs!É muita gente intrometida e sem noção!Esse ano que eu tinha me planejado para engravidar, surgiu o surto da microcefalia e minha dúvida é:Esperar os 5 anos e ver se a vacina realmente vai ficar pronta,como prometido (coisa que é difícil acreditar, pois não fizeram nem da dengue ainda), ou me prevenir com repelente, calça e tela nas janelas!Se vc puder me dizer sua opinião no meu comentário sobre isso vai ser muito bom!Bjs lindona!
ResponderExcluirBem assim mesmo, também tenho 7 anos de casada e nada de bebê ainda, na verdade tento há 3 anos e não consigo, tenho dificuldade, e a pior parte realmente é quando todos começam a insistir... "Já tá na hora", "30 anos já? E cadê o nenem?“
ResponderExcluirMas ninguém pensa que isso entristece ainda mais o casal a cada vez que não acontece, sabemos que Deus pode todas as coisas, ma sem hora que fica pesado o fardo...
Concordo contigo. Passo o mesmo.
ExcluirPerfeito! É exatamente o que penso. Tenho 6 anos de casada e gosto da rotina, do jeito que vivemos sem uma criança. Amo criança. Mas penso em tudo que tem que mudar para receber uma em minha vida,e sinceramente não sei de quero. Por enquanto está ótimo assim! Beijos
ResponderExcluirCompletamente desnecessaria essa cobrança! Qual a "monstruosidade" de um casal não querer ter filhos. De achar a vida a dois boa o suficiente para não "precisar" ou não ser tão prioridade de ter um filho! Pensamos sériamente em ser só nós dois pra sempre ❤❤ e vai ser bom demais da conta sô !
ResponderExcluirEu tenho 3 anos de casada e cansei de ouvir essa pergunta. Ter um filho é um sonho e está dentro dos nossos planos mas ainda não nos sentimos seguros pra dar esse passo. E a cobrança é chata porque parece que temos que ficar justificando nossas escolhas e as pessoas ficam tentando nos convencer do contrário.
ResponderExcluirAmei seu texto.
Concordo com tudo que falou! Estou casada a 5 anos e tenho muitas cobranças por não ter filhos ainda. Sei lá sabe...gosto de como está! Ter meu tempo... poder ficar sem fazer nada sentada no sofá com meu marido. Mas infelizmente sempre escuto... vc está com 31 vai esperar até quando para ter filhos.... vontade de responder...Mas respiro e falo que Deus sabe a hora certa.
ResponderExcluirEstava pensando em escrever sobre esses questionamentos no blog. Kkk
ResponderExcluirNo meu caso as pessoas se juntaram para eu nao ter filhos agora, pelo simples fato de estar recém casada. Gente do céu, pense na cobrança! E se eu quisesse ter agora?
Penso bem parecido com você Carol, colocar um outro ser aqui é um caso a ser muito bem pensado e planejado.
Karol arrasou no texto! Amei! Também passo por isso e acho muito chato. Poxa isso em um assunto do casal, que não diz respeito a.ninguem. Como vc disse, quando tiver grávida eu aviso heheh
ResponderExcluir. bjsss sucesso amiga
Parabéns! Amei o texto...eu tenho 4 anos de casada e temos ainda sonhos a realizar antes da maternidade. Esperamos no Senhor este dia,mas por enquanto, somos nós 2 em 1 só. A sociedade não entende que alguns (a maioria) dos assuntos dizem respeito ao casal. Triste. Um beijo amada..vc é ótima! Fica c Deus
ResponderExcluir"Tudo tem seu tempo determinado". Realmente, essa cobrança é insuportável. Infelizmente as pessoas têm a mania de querer cuidar da vida alheia quando não cuidam nem da sua. Eu(gestante) e minha irmã (ganhou neném há um mês) não tivemos gravidez planejada. Simplesmente aconteceu assim que minha mãe faleceu. Imaginem como ficou nossa cabeça? Porém Deus sabe o que faz. Mas o mais difícil é ouvir as pessoas dizendo que tínhamos que engravidar e que as crianças supririam o vazio que minha mãe deixou. Isso é absurdo. Cada pessoa tem um espaço diferente em nossas vidas. Criança traz uma alegria imensa, mas também muitos medos e responsabilidades. Ninguém tem que opinar nisso, pois cada um é responsável por suas escolhas. Aos que ainda não tem filhos, curtam e aproveitem esse momento a dois pra que tendo filhos futuramente não os culpe pelo que deixou de fazer. 😊
ResponderExcluirKarol, Gatona arrazou, as pessoas são cruéis e não tem dó das outras pessoas, já ouviu várias perguntas assim e e muito chato.
ResponderExcluirEbaaaaa!!! Alguém pensa igual a mim! É desse jeito Karol, as cobranças não param! Tenho 4 anos de casada, 34 anos de idade e não estou preocupada em ter ou não filhos, no momento penso em curtir meu maridao! Quando for o momento certo, Deus proverá agirá!
ResponderExcluirKezia Dias
Nossa estou assim já vou fazer 03 anos de casada ,mas ninguem pode me ver se não perguntar quando vou ter um filho ,que está demorando ,que não posso esperar mais ,já está na hora e etc...Acho que quando Deus quiser me agraciar com essa Dadiva que é ser mãe estarei aqui pronta esperando esse momento
ResponderExcluirEu nunca quis ter filho. Podem me chamar de egoísta se quiserem. Mas prefiro ser taxada assim do q colocar uma criança nesse mundo q está a cada dia pior. E outra, não é pq sou mulher q tenho q ser mãe. Isso é uma escolha e não obrigação. E eu amo minha vida com meu marido. Só nós dois. É tão bom. Um filho só ia atrapalhar e muito. E não venha me dizer q não atrapalha não pq isso tudo é balela. Essa romanização mentirosa da maternidade.
ResponderExcluirRealmente é algo bem delicado, me encaixo no perfil dos que sentem como um soco no estômago quando houve esse pergunta, pelo fato de estarmos há uns 6 anos tentando entre vários tratamento e tal. Quando a pergunta parte de alguém que não tem lá tanta intimidade ou não convive tanto assim com você, ainda vai, porque a pessoa não tem como saber se você passar por um problema de infertilidade, para mim, o pior, é que essas cobranças (de todo fim de semana praticamente), partem de pessoas mais próximas, que sabem da sua dor, e às vezes, se fica com a sensação de que estão fazendo de propósito para te machucar, um dia desses tive que dar um chega pra lá na avó do meu marido, tem dias que você deixa passar batido, já em outros, a dor é tão latejante que se não colocar na hora pra fora, aquilo vai te corroendo. E quando colocam a sua Fé a prova? "Você não crê que vai conseguir?" PQP (desculpa a expressão), se não cresse, não estaria há tanto tempo tentando, buscando alternativas e orando, sempre acreditando, confiando! Desabafei!
ResponderExcluirMuito válido o texto! Como sociedade temos que colocar a mão na consciência e parar de fazer perguntas invasivas e especulativas. Casada há quatro anos e com 31 anos, afirmo que detesto esse tipo de pergunta, me sinto cobrada e sinceramente me dou o direito de não responder.
ResponderExcluirKarol não se sinta precionada por isso, eu estou junta com meu marido fazem 8 anos e meio, e ano passado fui mãe, e posso te afirma e uma mudança radical na vida do casal, hoje eu etaperaria muito mais, se vc não está preparada psicologicamente não tenha. Sim eles (bebê) são apaixonantes; mas o trabalho e extremo. Eu sempre digo: eu faço cinco (cursos universitários) trabalhando, e não ficaria tão cansada como ser mãe.
ResponderExcluir