Pra maioria dos casais a "vida real" chega bem rápido. Quando a lua de mel acaba, a realidade começa a sufocar os momentos de lazer, que antes eram tão comuns na nossa vida. Depois de tanta diversão na época do namoro, surgem desafios como a pressão pra conciliar trabalho, casa, casamento e etc, dinheiro curto pra pagar tanta conta, adaptação da convivência sob o mesmo teto, aceitação da família do outro... enfim, são muitas novidades que nem sempre são fáceis de lidar.
Sem sombra de dúvidas, essas novas responsabilidades que a vida nos impõe roubam um pouco o nosso divertimento como casal. Triste saber que quanto mais velhos ficamos, mais séria a vida vai ficando. É preciso amadurecer em vários aspectos, às vezes na marra, pra assumirmos responsabilidades cada vez maiores. Não dá mais tempo de procrastinar, muito menos de curtir preguiça. Agora tem muita coisa pra dar conta. Os dias agora são sérios e bem desafiadores! Somos uma nova família, um novo lar e agora é com a gente. Não tem mais papai nem mamãe pra quebrar aquele galho.
Além de termos que ralar pra ganhar dinheiro, temos que fazer malabarismos pra esse dinheiro pagar todas as contas. Quase 100% dos recém casados vêem o dinheiro acabar antes do fim do mês. Quando as coisas não vão bem no setor das finanças, o casamento pode balançar e isso afeta diretamente o "setor de diversões" (me senti muito brasiliense agora!) e aí a gente se pergunta se a vida de casado é só isso. "Onde foi parar todo o divertimento? A gente curtia tanto na época do namoro..."
Aí vêm os filhos, que são uma bênção, claro, mas que nos levam ao limite. As crianças chegam com mais um número infinito de responsabilidades, e aí é hora de dar, mais uma vez, aquela amadurecida básica. Começa uma longa jornada de ensinar tudo, TUDO, pra um serzinho indefeso, totalmente impotente e totalmente dependente dos pais. Logo isso nos leva à exaustão. É uma felicidade bem cansativa!
A vida é uma correria. Acordamos cedo, dormimos tarde, somos obrigados a fazer mil coisas na nossa rotina maluca. Ficamos esgotados e isso não é divertido! Às vezes eu prefiro nem listar todas as minhas tarefas, e eu tenho certeza que você, leitora, tá aqui dando um tempo no meu blog, mas tá pensando que daqui a pouco tem que fazer mamadeira, ou o marido já já chega com fome, ou a roupa precisa ser estendida, ou o chefe tá esperando um relatório, ou tem que apresentar um projeto pro cliente, e a lista de afazeres nunca tem fim. E à noite? Vai se divertir com o maridão? Vai estar disposta pra uma noite alegre, cheia de momentos calientes?
Aí a gente acha que depois de uns anos as coisas vão melhorar, mas é só conversar com alguém mais velho e a gente logo vê que as responsabilidades e preocupações só aumentam. Os filhos crescem, se casam, saem de casa, muitas vezes vão morar longe (como no caso dos meus pais que agora se revezam em 3 estados!), a família ganha noras e genros, logo nascem vários bebês e apesar disso tudo ser feliz, esmaga os momentos divertidos e românticos como casal. Muitos até desaprendem como funciona esse negócio chamado "viver a dois", só dois.
Quando você junta responsabilidades, filhos, exaustão, alguns possíveis fracassos e frustrações, dinheiro apertado e etc, é fácil mesmo desanimar. E se vacilar, pode até cair em depressão.
Então, como recuperar aquela fase boa onde tudo era mais divertido? Como trazer de volta aquele riso fácil, aquele brilho nos olhos, aquela atmosfera gostosa da alegria dentro de casa?
A alegria tem que começar dentro do nosso coração. "O coração alegre aformoseia o rosto" (Provérbios 15:13). Os nossos pensamentos e as nossas atitudes - e não apenas as circunstâncias - fazem total diferença. No que temos pensado? Que lembranças tristes temos revivido? Quais rancores temos guardado na nossa fossa mental? Quanto perdão ainda não foi liberado fazendo com que só o nosso coração se entristeça? Pensamentos tristes esmagam o espírito.
Precisamos alimentar um coração alegre, cheio de paz, cheio de vida! Isso começa com uma mente ocupada por pensamentos positivos. Lembra? Coração alegre, rosto alegre! A alegria de Deus é a nossa força. Todos que confiam em Deus e se refugiam nele, podem e devem se alegrar. Um dos frutos do Espírito é a alegria.
Minha linda leitora, se você pertence a Deus, você tem a alegria mais profunda, pura e completa que qualquer pessoa poderia ter. Por isso, alegre-se moça! "Só de raiva", fique alegre! "Este é o dia que o Senhor já fez, no meu Deus eu me alegrarei". Lembre-se disso todos os dias na hora em que você acordar. Fique feliz de propósito!!!
Ouça música enquanto arruma a casa, enquanto se dirige ao trabalho, enquanto malha na academia. A música alegra a nossa vida! Sorria de propósito! Sorria pro porteiro, sorria para os colegas de trabalho, sorria para os seus filhos, sorria para o seu marido, sorria pro espelho, sorria pra vida! Permita que a sua alegria contagie os outros, principalmente a sua família!
Não espere que seu marido invente alguma coisa pra que vocês se divirtam. Use a criatividade! Prepare você momentos divertidos para os dois. Seja em casa com uma sessão de cinema no sofá com direito a pipoca e guaraná, ou uma viagem super maneira pelas ilhas do nordeste. Não importa quanto você tem no banco, dá pra ser feliz com o que se tem! Deitem na grama. Se balancem numa rede. Tomem banho de chuva. Corram no parque. Vão ao cinema, a um show... Façam palhaçadas. Relaxem!!! O que você vai planejar primeiro? Cozinhar um prato diferente junto com ele? Pode ser só de avental! Jogar um jogo? Eu e o marido amamos! Pra quê gastar dinheiro se é tão divertido jogar xadrez em casa?
Tem um casal na Bíblia muito incrível no livro de Cantares! Eles eram muito apaixonados, namoravam muito, se beijavam muito, faziam amor de forma caliente (hot mesmo! Tá escrito lá as coisas bem legais que eles faziam), e eram muito amigos! "Tal é o meu amado, e tal o meu amigo" (Cantares 5:16)
Como está a sua amizade com seu marido? Vocês estão separando um tempo pra se divertirem juntos?
Espero que esse texto - que ficou meio grande, sorry! - te ajude a pensar em como está o "setor de diversões" do seu casamento. E se estiver borocoxô, vamos dar uma arribada nisso aí!
Depois me contem tudo!!!
Marido tá na fase de querer jogar Perfil 4 direto!!! A gente se diverte!
Karolzinha, muito obrigada! Estava aqui desanimada esperando o marido chegar do basquete e tentada a dar AQUELE gelo. Felizmente vi seu texto e desisti, preparei uma comida deliciosa e vou me arrumar e perfumar pra esperar ele chegar. Afinal, o que ganho brigando com ele, não é mesmo?! Vou esperar ele com um sorrisão e sugerir uma noite de cinema. Muito obrigada, Karol. Eu e o marido agradecemos!
ResponderExcluirEu sempre procuro inventar coisas diferentes em casa mas as vezes desanima pq eu gosto de sair. Pq em casa depois da surpresa, do amor vem a louça suja.... ainda tem o bebê e a gente só vive sem dinheiro pra sair.
ResponderExcluirMuito edificante! Obrigada :)
ResponderExcluirOlá Karol...
ResponderExcluirComentei no seu último post...sou casada a quase dois anos, mas ainda moro com meus pais, e vejo meu marido por meia hora a cada dia..
O nosso dia- a- dia é muito corrido...E confesso que desanimei de tentar agradar, inventar coisas.
Comecei a enviar textos seus e do pastor Áquila a meu marido, e as coisas estão melhorando muito... Muito, muito obrigada....
A vida é difícil, mais podemos mudarmos com simples gestos e atitudes.
ResponderExcluirPoxa Karol, vc ñ está mais dando atenção para o blog :(
ResponderExcluir