No fundo, no fundo, todo mundo sonha com uma vida melhor, ganhar mais dinheiro, estudar pra caramba pra ter um bom emprego, talvez casar com um homem rico (sem interesses!), e não se preocupar com as contas que chegam todo mês. Isso não é nenhum pecado, afinal de contas, dinheiro não compra a felicidade mas te leva pra chorar em Paris mas resolve um bocado de pepinos! E como tudo tem um preço, ser empreendedor ou ser casada com um, é um desafio pesado, caro e com muita pressão no lombo.
Quem acompanha o Coisa de Casada desde o início, sabe que nós somos um casal empreendedor (ele mais do que eu, confesso). Contei aqui como foi o início da nossa empresa. Desde o início do casamento sempre inventamos coisas pra ganhar mais dinheiro - pra sobreviver mesmo. Entre muitos altos e baixos, quebrando a cara várias vezes, hoje conseguimos nos estabelecer bem com nossos empreendimentos. Mas o que eu quero compartilhar com vocês através desse texto é o que acontece nos bastidores de um casamento com esse perfil. Como é ser casada com um homem empreendedor.
1- Ele pensa em negócios 23 horas por dia, 7 dias por semana!
O app mais acessado no celular dele, com certeza, é a calculadora. Quando eu penso que não, tá ele lá fazendo contas. O assunto preferido dele é "como melhorar tal setor", "quem eu preciso contratar", "quanto eu tenho que investir", "onde podemos economizar", etc. Acostume-se!
2 - Ele enxerga oportunidade em tudo!
Por um lado isso é ótimo, mas por outro lado é assustador, porque se ele se empolgar com a oportunidade que enxergou, ele vai fazer acontecer de alguma forma. Não sei se todo empreendedor é automaticamente um ótimo vendedor, mas o que eu tenho aqui em casa preenche muito bem os dois requisitos e, se ele quiser mesmo ir em frente com um negócio, ele vai conseguir me vender a ideia - e pra todos que estiver em volta.
3 - Ele se sente responsável por toda a família!
Também é muito bom estar ao lado de um homem que não se preocupa só com a própria casa, mas se preocupa com o bem estar de toda a família. Isso passa uma segurança enorme! O lado ruim é que a carga psicológica fica bem pesada com essa "responsabilidade" que ele se auto impõe. Cabe à esposa ter uma sabedoria gigante pra que isso não vire um problema dentro do casamento.
4 - Um jantar entre amigos pode virar uma reunião de negócios num estalar de dedos!
Existe uma linha tênue entre momentos de folga e trabalho. Olhando de fora até pode parecer bem chata essa ideia, mas essa linha é rompida de forma sutil e naturalmente se chega a assuntos de negócios. É um debate sobre uma nova ideia aqui, uma possível ação publicitária ali ou apenas um network básico, mas esteja preparada pra complementar o discurso e participar do papo - porque não rola de ficar com cara de castiçal enfeitando a mesa, né? Gosto de ser antenada!
5 - Ele não tem medo de investir todas as economias!
Pra mim, essa é a parte mais difícil. Como já passamos por períodos bem difíceis - as famosas vacas magras - nós aprendemos a poupar e gastar menos do que ganhamos. Mas basta aparecer uma boa oportunidade (que às vezes você pode não ter tanta certeza se é tão boa assim!) que ele vai pegar toda a grana que foi juntada com muito suor e vai investir sem dó. Com o tempo a gente aprende a confiar no instinto empreendedor deles, mas é uma adrenalina danada! Aí ele vem com o meu principal discurso: "Pra colher, tem que plantar!", e nessa hora eu fico sem resposta, né?
6 - Ele pode esquecer de relaxar!
Na teoria ele entende que pra render bem precisa de um descanso, ou melhor, de uma temporada de descanso, mas na prática é bem difícil afastar esse homem do trabalho. Ele tem medo de que a empresa não ande muito bem sem a presença dele. Por isso o pensamento "quem eu devo contratar?" é bem presente na minha cabeça também, pois procuramos perfis parecidos com o nosso. E é, realmente, bem difícil confiar a sua empresa - que é como um filho - a uma outra pessoa. Graças a Deus, hoje temos uma equipe bem bacana, só que o ditado prevalece: "É o olho do dono que engorda o boi!". É uma luta!
7 - Ele espera 100% do suporte da esposa!
Eu explico: em tempos de startup, da fundamentação da empresa, a esposa acaba sendo o braço direito pra ajudar em tudo! Desde carregar caixas, cadeiras e contratar o instalador do ar condicionado, até o atendimento ao público. É bom que entenda do negócio a fundo, tanto quando ele, pois com tanto compromisso assumido, às vezes vai ser necessário assumir o papel dele. E pra não receber um sermão do "chefe" é melhor fazer o serviço bem feito. O engraçado é que eu não estudei as mesmas coisas que ele, mas ele espera que eu entenda de tudo. Me viro! Eu entendo que se estou com ele nesse barco, preciso fazer com que dê certo e, principalmente, preciso que ele sinta confiança em mim pra que tudo flua da melhor forma. Aliviar a carga do marido é aliviar a própria carga! Demorei a entender isso na prática, mas quando ele está mais leve, somos muito mais felizes.
8 - No final das contas é a esposa que segura a maior onda!
Não tem jeito. Quem participa da intimidade do outro é quem segura os solavancos. É um possível mau humor, é a conta bancária mais enxuta fazendo com que a gente abra mão de certos "luxos". É a preocupação com a alimentação e a saúde do marido que nem lembra de comer. É adaptação da própria agenda baseando-se na agenda dele. Às vezes pode ser necessário renunciar alguns sonhos pra estar ao lado dele, mas é por um bem maior e pode ser só por um tempo.
A boa notícia é que é um enorme prazer estar ao lado de uma pessoa que trabalha com paixão em algo que realmente acredita. Com o passar do tempo, vendo as dificuldades mais difíceis do início ficando pra trás, vendo o dinheiro entrar, é uma alegria imensa ter participado da construção de um sonho, de um negócio que deu certo. Eu sempre digo que o casal que batalha junto tem uma ligação muito mais forte e um sentimento de parceiragem muito profundo por terem crescido juntos. A vida passa a ter um outro gostinho! E aí quando você olha pra trás, você tem certeza que tudo valeu a pena!
E você? Também tem um sócio do amor e nos negócios?
Marido ultimamente não tem dormido, tem desmaiado! Mas eu tenho muito orgulho dele! =D
Aii Karol aprendo muito com você! Éramos empreendedores, eu e meu esposo, mas..... Com esse momento difícil de crise nós fechamos! Fiquei muito triste mas estou investindo em conhecimento para abrir as portas dinovo! Continue nos ensinando! Você é exemplo! Deus abençoe!
ResponderExcluirA trajetória de vocês é incrível! Vocês são vencedores! Lendo tudo isso, percebi que eu e meu marido não temos a mínima vocação para isso kkkkk! É muita pressão! Tem que gostar muito! Eu e meu marido fizemos faculdade somente para fazer concurso público! Nos dedicamos muito e vencemos! Foi a melhor coisa que fizemos na vida!
ResponderExcluirÉ eu também vivo esta carga todos os dias, estamos juntos a 8 anos, e nossa empresa completa 6 anos em fevereiro, Graças a Deus temos vencido a cada dia, mas a luta é diaria e a medida que a empresa cresce os problemas crescem juntos, são funcionários, fornecedores, clientes que não aliviam em nenhum momento. Realmente não é qualquer um que aguenta a pressão, eu também me sinto muito sobrecarregada as vezes, a ponto de realmente ter um treco, haha. Mas também tem suas vantagens, hoje trabalhamos muito, mas espero um dia estarmos tranquilinhos só curtindo um ao outro... Adoro o seu blog me identifico muito, vc é uma benção na vida de muitas mulheres! Sucesso e força para o casal Ferro !
ResponderExcluirMuito bom. Eu no caso sou de família de empreendedores, não sou casada, mas sei bem como é, no fim de tudo é a família que está ao lado, sabemos de que se as coisas não derem mt certo teremos pessoas com quem realmente podemos contar! Bjs
ResponderExcluirOi!! Minha história é muito parecida com a sua. Meu marido é empreendedor e eu também, mas ele é bem mais que eu. Só quero te fazer uma pergunta: você tem filhos? Como conseguiu conciliar o seu papel de sócia dele com o de ser mãe?
ResponderExcluir