Meninaaaas, sabe o que chegou na minha caixa de email? Um texto lindo do Pr. Áquila. Oba!!!
"Quando Deus criou a humanidade fez o homem primeiro, depois a mulher. A Bíblia nos mostra que todos os animais tinham sua companheira, menos Adão. Foi aí que Deus fez cair sobre ele um sono pesado, e, de sua costela, formou Eva, sua mulher.
Quando Adão a viu pela primeira vez, disse algo extremamente significativo: “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne” (Gn 2.23). As palavras de Adão são muito mais ricas do que podemos perceber numa primeira leitura. Há verdades contidas nessa afirmação que são extremamente valiosas para nosso casamento.
Primeiro Adão disse: “Esta é...”. Isso demonstra que ele a distinguiu de todo o restante da criação. Ela não era como os animais; era como ele. Em seu rosto havia um sorriso, certamente, o que não podia ser percebido nos outros seres. Sua pele era igual a dele. Algumas diferenças físicas a definiam como mulher, mas na totalidade era um ser humano como ele.
Adão disse ainda: “Esta é osso dos meus ossos...”. Ele viu que ela tinha a mesma estrutura. Ficava de pé e andava como ele. Suas articulações eram exatamente como as dele. Apesar de essa expressão deixar clara a percepção de Adão, certamente significa que as semelhanças vão além da forma física.
Adão viu que Eva lhe era semelhante, e por isso devia tratar-lhe diferente de como tratava os animais.. A tudo Deus deu ao homem para dominar, mas lhe deu a mulher para ser amada como sua companheira e ajudadora. Sua missão quanto a ela era bem diferente da que tinha como cuidador do restante da criação.
Há tantos homens e mulheres tratando seus cônjuges como se fossem animais. Aliás, muitos bichos domésticos são muito melhor tratados do que muitas pessoas. Pelo menos recebem carinho e colo de vez em quando; o que não acontece a alguns conjugues há muito tempo.
Por fim Adão disse: “Esta é... carne de minha carne”. A aplicação disso para nosso casamento é bem direta. O que dói em um, também dói no outro. A lâmina que corta um, também corta o outro. Um sangra, o outro também. Por dentro constam emoções comuns. Os dois choram, sorriem, sentem medos, dúvidas, etc.
Homens e mulheres são feitos do mesmo material. Embora cumpram diferentes papéis, social e dentro da família, são iguais em dignidade e essência. Embora o homem seja cabeça do relacionamento, não deve fazer disso algo que lhe dê prerrogativas para tratar sua esposa de forma inferior ou até animalesca.
Adão amou a Eva, e com ela constituiu família. Com a afirmação que fez, nos lembra que temos a missão de cuidar melhor de nossa esposa do que de todo resto. Cuidar dela melhor do que cuida do carro, do imóvel, do trabalho, etc. Do outro lado, mulheres devem cuidar do marido da melhor forma que puderem. Eles podem ser mais fortes fisicamente, mas continuam sendo de carne e osso. Aliás, como vimos, da mesma carne e do mesmo osso. Pensem nisso!"
(Pr. Áquila Cabral)
Quantas vezes nos esquecemos desse pequeno grande detalhe, não é? Ser carne da mesma carne é o que deveria nos deixar alerta pra nunca fazermos com o nosso marido o que não queremos que ele nos faça (e vice-versa). Texto muito edificante, pra guardar lá dentro do coração e nunca mais esquecer!
Marido tá pagando altos micos lá no Snapchat! Quem tá acompanhando? =) ♥
Snap: karolyneferro
Eita Karol, esse texto serviu pra mim como luva. O cansaço, stress, influência muito mas não justifica.
ResponderExcluirA gente enfim mudou pro nosso apartamento, e vamos ter outro baby.
Saudades de ti e do Caio
Beijos Harlem, júnior e Malu 💝