Fiquei devendo pra vocês o texto maaaaais esperado do século e que eu tenho certeza que será mil vezes compartilhado por aí! hahaha
Mais uma dá série "Pérolas Bíblicas para o seu Casamento"
"Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz e nela insista"
(1Pedro 3:11).
"Escrevi dois textos para as noras (parte 1 • parte 2). Agora me presto a escrever dois para as sogras. Minha esperança é que esse texto entre em colisão com corações rígidos, amolecendo-os para a boa convivência com as noras. Vamos então a algumas orientações que jorram do texto bíblico de hoje.
Sogra, você viverá bem com sua nora SE TENTAR AFASTAR-SE DO MAL. Mas que mal? O mal de achar que sua nora não sabe de nada. Ela pode ser inexperiente, mas não é menos inexperiente que você, quando se casou há anos atrás. Em muitos momentos, seu exemplo de vida falará mais alto que suas palavras.
Você deve se afastar do mal de achar que sua comida é sempre melhor que a dela. Lembre-se que ela precisará aprender bastante sobre temperos e sobremesas, mas que seu filho não morrerá de fome por causa disso.
Afaste-se ainda do mal de tentar organizar a casa de sua nora do seu jeito. A casa é dela e não sua. Até se o imóvel que ela mora com seu filho for de sua propriedade, o lar continuará sendo dela, e não seu. Não esvazie as lixeiras da casa dela, como se ela fosse uma incapaz para isso. Ainda que ela não tenha o mesmo tino de organização e limpeza que você, você não tem o direito de ser a governanta dela. Não tente lavar ou passar as roupas de seu filho. A não ser em casos extremamente raros, esse papel deverá ser cumprido por sua nora, ainda que ela pague alguém para isso.
Afaste-se do mal de tratar seu filho como alguém muito especial. Lembre-se que ele é especial por ser seu filho, mas ela também é filha de alguém, por isso, tão especial quanto ele. Lembre-se de que seu filho cresceu. Ele não é mais seu bebê. O cordão umbilical físico foi cortado quando vocês foram separados pelo parto. Agora chegou a hora de cortar o cordão umbilical da dependência em outras áreas. Fique por perto, mas não tanto.
Afaste-se do mal de chegar na casa de sua nora de chinelos ou de malas. Explico. Chegar de chinelos é estar toda hora por perto. Não dar oxigênio para o casal respirar. Chegar de qualquer jeito, em qualquer hora, por qualquer motivo. Falar sem classe, sem educação nem critérios. Chegar de malas não significa deixar de visitá-los, absolutamente; antes, significa se alojar na vida deles como um parasita emocional. Não dar qualquer sinal de quando os deixará a sós.
Afaste-se do mal de achar que todas as datas comemorativas precisam ser na sua casa. Sua nora deve ter família também (na maioria dos casos). Por isso, é importante que ela também comemore com seus entes o dia das mães, dos pais, páscoa, natal, ano novo, aniversários, etc. A família dela não é melhor, nem pior, é diferente. Aliás, toda família é esquisita se vista de perto.
Por fim, afaste-se do mal de tentar disputar o amor de seu filho com sua nora. Não confunda as coisas. Seu filho pode amar duas mulheres, desde que uma seja sua esposa e a outra a usa mãe. Não há mal algum nisso. Não esqueça que a rainha daquele lar é ela, não você. Ela agora tem prioridade na vida de seu filho. Ele, embora tenha que honrar você como mãe (ai dele se não o fizer), tem agora que dedicar tempo prioritário a seu casamento, para que tudo vá bem. Se você foi uma boa mãe para ele, não se preocupe, ele não te esquecerá. Afaste-se do mal e faça o bem. Esse será sempre o melhor caminho. Pense nisso. Deus te abençoe".
(Pr. Áquila Cabral)
Eita que esse texto foi bom, hein? Vocês gostam, né??? rsrsrs
Marido tá mals, pois a sogra dele vem de mala de veeeez em quando! rsrsrs
Carol, muito obrigada!!
ResponderExcluirLer o texto parece que foi um grito solto que estava preso na garganta.
Compartilhei, mas acredito que quem deveria ler, não vai. Mesmo assim muito obrigada!
Maravilhoso! Esse texto é bem a realidade mesmo...
ResponderExcluirkkkkkkkk adoreiii !!!
ResponderExcluirCom certeza vou compartilhar, este texto fala exatamente o que eu como nora sinto e que não saberia e nem conseguiria dizer, sinto uma dificuldade enorme em fazer meu esposo e minha sogrinha querida (eu a amo mesmo, só que do meu jeito) entenderem os limites de relacionamento e dependência.
Mas nada como a oração de uma mulher sábia, o Espirito Santo de Deus esta trabalhando em meu fazer, sem eu precisar tomar a frente, eu não preciso dizer, Ele o faz por mim. Ah como eu amo o meu Senhor.
Amei o texto, amo ler seus post´s, amo acompanhar sua historia, esse pastor é muiiiitooooo benção vocês estão em boas mão rs;
Deus te faça uma videira frutífera e que seus filhos sejam brotos de oliveira ao redor da mesa (salmos 128).
Que a paz de Cristo sempre reine no seu lar Karol.
bjos :)
Oi Karol,
ResponderExcluirJá li todos os posts do seu blog e adoro!
Gostaria que você escrevesse um texto sobre como lidar com a dependência financeira e psicológica da família pelo marido.
No meu caso minha sogra teve uma separação dramática (traição) e as 2 irmãs do meu marido também se divorciaram. Para agravar uma das cunhadas tem um bebê de um pouco de um ano.
Elas vivem ligando para o meu marido para que ele assuma o papel de "homem de casa", salve as questões financeiras e todas mais.
Entendo que ele tem um dever de filho, mas por causa disso muitas vezes me sinto em segundo plano, abro mão de algumas que seriam importantes para nós. Já tentei conversar mas ele sempre dá a desculpa de que a família é desestruturada e as irmãs não tem juízo!
Como proceder? Não conseguimos ter um controle financeiro para que possamos realizar alguns sonhos e isso vem atrapalhando a nossa vida de casal!
Espero a sua resposta.
Bjus