Hoje vou postar mais um texto do Pr. Áquila. É a parte 1 pois esse assunto rende, né? Acho que a cada 10 mensagens que recebo de meninas me pedindo conselhos, 7 mensagens são sobre a convivência com a sogra.
Vamos ver o que ele tem pra compartilhar com a gente?
"Pérola de hoje: “Não insistas comigo para que te abandone e deixe de seguir-te. Pois aonde quer que fores, irei também; e onde quer que ficares, ali ficarei. O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, ali também morrerei e serei sepultada. Que o SENHOR me castigue, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti!”. (Rute 1.16, 17).
Você deve estar se perguntando o que um texto bíblico que parece muito romântico tem a ver com o tema “como viver bem com sua sogra”. Apresso-me em explicar. Esse texto está no livro de Rute, na parte do Antigo Testamento. São palavras da própria Rute. Mas pasmem! Essas não são palavras dela para seu amado. Rute disse tudo isso para sua sogra. Ajeite-se na cadeira. Vamos seguir na história.
Sua sogra se chamava Noemi. Ela e seu esposo, Elimeleque, tiveram dois filhos. Estes se chamavam Malom e Quiliom. Essa família morava em Belém. Foi lá que aconteceu um tempo de grande fome. Isso é bem irônico, porque Belém, no original, significa “casa do pão”. Fome na casa do pão? Nem sempre o conteúdo faz jus ao rótulo. Há pessoas que vivem debaixo do mesmo teto, possuem o nome de casados, mas não há casamento. Entes que levam nome de família, mas são rivais.
Mas na família que protagoniza essas páginas bíblicas não havia fome de amor, somente de pão. Foi por isso que tiveram de se mudar para um lugar distante chamado Moabe. Foi nessa terra estranha que Rute conheceu um dos filhos de Noemi. O tempo passou e eles se casaram.
O sogro, o velho Elimeleque faleceu. Foi uma grande perda. Mas o pior estava por vir na vida de Noemi. Tempo depois, ela também perdeu seus dois filhos, Malom e Quiliom. Noemi ficou viúva e sem os dois filhos. Rute, sua nora, é claro, também ficou viúva. Foi então que a vivida sogra decidiu voltar para Belém.
No momento da despedida Rute não queria deixar Noemi ir sozinha. A sogra insistiu que ela ficasse por ali, se casasse novamente e tocasse sua vida. Mas os conselhos foram em vão. Noemi soltou as palavras da pérola bíblica de hoje. Se você voltar ao topo de nosso texto e ler novamente, verá que fará um novo sentido.
Era uma nora que não queria abandonar sua sogra na velhice. Elas viveram tão bem enquanto sogra e nora, que agora podiam ser grandes amigas, mesmo num tempo de tanta dor.Que grande lição isso traz para os relacionamentos. A jovem Rute ensina preciosidades para as noras e genros ainda hoje.
Vivi perto de minha sogra por seis anos. Não posso dizer que foi a coisa mais fácil do mundo. Porém, posso afirmar que foi possível viver em paz em todo tempo. Respeito e carinho marcaram nosso relacionamento. Depois que nos mudamos para outro endereço da cidade, e agora para outro Estado, permaneceu o bom relacionamento e o carinho de sempre.
Sogras e sogros não são rivais. Genros e noras não são adversários. Um bom relacionamento sempre será pautado pelo amor. Interessar-se pela dor alheia também ajuda muito na consolidação dos relacionamentos. Há tantos sogros e sogras abandonados, vivendo sozinhos nos tempos difíceis da velhice, simplesmente porque os cônjuges de seus filhos não aceitam o fato de ter que ajuda- los, levando um pouco de amor para eles.
Não se esqueça. Um dia você também vai envelhecer. É bem possível que precise de uma atenção mais concentrada da parte de seus filhos. E se os cônjuges deles não quiserem lhe ajudar, como será? Plante na vida de seus sogros e pais aquilo que você deseja colher na sua velhice. Pode ser que sua sogra não seja uma Noemi, mas se você for uma Rute, já terá meio caminho andado. Pense nisso. Que Deus te abençoe".
(Pr. Áquila Cabral)
Sábias palavras! Sempre procuro fazer o que gostaria que fizessem comigo, por isso não importo de abrir mão de algumas coisas para ajudar meus pais e também meus sogros. Minha sogra fala que sou a filha que ela não teve e até briga com o filho pra me defender. É muito bom viver em paz, pequenas atitudes fazem toda diferença. Como está escrito acima: sua sogra talvez não seja uma Noemi, mas seja vc uma Ruth, afinal, para que haja mudanças é preciso começar primeiro mudando a nós mesmas.
ResponderExcluirTexto perfeito Karol! Vivo com minha sogra, confesso que não é um mar de rosas. .. mas nosso respeito e carinho supre os defeitos! Parabéns pelo post! Como sempre um texto de eterno aprendizado! :)
ResponderExcluirEsse texto chegou na hora certa!
ResponderExcluirAprendi muito e pretendo ter atitudes diferentes apartir de hoje!
Nooossa ótimo texto!!!!
ResponderExcluirSimplismente perfeito!!
ResponderExcluirAdoro minha sogra, nos damos muito bem
ResponderExcluirEu acho muito engraçado quando vejo o texto de Rute em convites de casamento. A maioria das pessoas desconhecem que o texto é a conversa entre a nora e a sogra hahaha.
ResponderExcluirCom certeza, a convivência com a outra família não costuma ser fácil, mas temos que nos esforçar. Eu sempre fui mais reservada e a família do meu noivo adora uma festa... o jeito é ir acostumando.
Bjo e fk c Deus.
Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com
Oie, adoro esses textos q vc sempre publica sobre casamento e convivência! Mas oq aconteceu q ultimamente vc ñ tem postado com frequência? bjos.
ResponderExcluirCom certeza a mulher tem que ser muuuito sábia ao lidar com a sogra . Mas cá para nós ...tem nora que também não é mole rsrsrsrs . Amei tudo o que escreveu , parabéns !
ResponderExcluirÓtimo exemplo e aprendizagem!
ResponderExcluirBom dia Karol. Acompanho seu blog tem um tempo, leio algumas histórias, e te admiro muito. Vou me casar em breve, e esse texto foi de grande valia pra mim, pois terei que morar com minha sogra por um tempo, mas Deus esta no controle. Serei como Rute. Amém!
ResponderExcluirOlá Karol!
ResponderExcluirConheci teu blog através da Edna que me indicou seu blog...
Olha, vou ler todos os teus post sobre sogra/nora e comentar sobre todos: Eu tenho uma sogra muito, mais muito difícil mesmo, sem exagero, pra mim é um sonho viver em paz e em família, amo minha família, e tenho certeza que é melhor viver em paz... já fiz de tudo pra viver bem com minha sogra, mas é difícil quando o outro lado não abre uma brecha no seu coração e deixa uma nora entrar e a aceita como uma filha, eu cansei de sempre abrir mão, de sempre me calar, de sempre aceitar, de ir na casa dela e ela não vir na minha, mas é até melhor que não venha, pois quando vem é só pra reclamar de tudo e o pior é que a História se repete: já vi minha sogra dizer que a sogra dela acabou com seu casamento, mas vejo ela tentar fazer a mesma coisa, ela sofreu muito com traições, seu marido tinha muitas amantes e com elas teve vários filhos fora do casamento, ela diz que a sogra dela tem culpa, mas um dia uma mulher ligou para casa dela e pediu o telefone do meu marido e ela deu, não entendo como uma pessoa que já sofreu tanto com isso, faz com sua nora a mesma coisa, será que eu vou provar desse veneno e também me envenenar? Vou ser uma péssima sogra? Porque é como eu disse: A História se repete!
Sandra
Meu blog: http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/