Alguém tava com saudade dos textos do Pr. Áquila? Pelo menos uma vez por semana ele escreve um texto sobre casamento e me manda. Passei um tempo sem postá-los por falta de organização... às vezes é bem complicado manter o blog e a vida offline em dia ao mesmo tempo. Mas #HojeTem!!! E tá lindo!
Ele está escrevendo uma série bem legal com PÉROLAS BÍBLICAS PARA O SEU CASAMENTO. Nada religioso! Muito atual e construtivo!
Vem ler:
"O amor é o maior tesouro do casamento. A pérola bíblica de hoje nos mostra exatamente isso. Ela se encontra em 1 Coríntios 13.1-3: “Mesmo que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o prato que retine. E mesmo que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e tivesse todo o conhecimento, e mesmo que tivesse fé suficiente para mover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria. E mesmo que eu distribuísse todos os meus bens para o sustento dos pobres, e entregasse meu corpo para ser queimado, mas não tivesse amor, nada disso me traria benefício algum”.
Mell Allen conta que um jornalista inglês fez uma pesquisa na grande Enciclopédia britânica, e trouxe à baila uma informação no mínimo alarmante. Ele percebeu que na primeira edição daquela obra, que data do ano de 1768, a palavra átomo tem sua descrição em apenas cinco linhas, enquanto que à palavra amor foram dedicadas cinco páginas. Seu espanto deu-se quando recorreu a uma recente edição da mesma enciclopédia, e identificou que a palavra amor não aparecia mais, enquanto que cinco páginas foram dedicadas à palavra átomo.
Allen ainda fala que ao ler essas informações, um jornalista alemão achou tão estranho que decidiu fazer uma pesquisa semelhante no famoso Léxico Gigante de Brockhaus. Sua surpresa não foi diferente. Viu que na edição de 1913 a palavra átomo ocupava a quarta parte de uma coluna, enquanto que a palavra amor era explicada em quatro colunas. Já na edição de 1973 havia um espaço bem generoso para átomo e nenhuma palavra sequer para tentar explicar o amor.
Conta-se de um tempo onde as pessoas se casavam por amor. Não podemos dizer que essa é a regra de hoje. O amor tem sido um detalhe no casamento de muita gente. O amor não é um detalhe; ou ele é o assunto principal, ou então não existe. Detalhes são até bonitos, mas não fazem falta. O amor faz. O amor não é a cereja do bolo; ele é o bolo inteiro. Cerejas não são importantes, o amor é.
A pérola bíblica que trouxe para hoje fala da primazia do amor. O apóstolo Paulo começa falando da proeminência do amor sobre o conhecimento humano. Ele diz que ainda que falasse todos os idiomas humanos, mas não tivesse amor, seria como metal que retine. Isso significa que poderia até fazer muito barulho, mas sem durabilidade. O amor é mais importante que o conhecimento da ciência. Ele vem antes e permanece depois do conhecimento. Por isso vemos casais analfabetos se amando até a morte, e pós-graduados matando um ao outro. Sem apologia a mediocridade, não é o conhecimento que mantém o amor.
O apóstolo também nos lembra da proeminência do amor sobre os dons e sobre a fé. Ele disse que mesmo que sua fé pudesse mudar os montes de lugar, sem amor seria como nada. Há muitos que se consideram religiosos, vão à igreja, cantam, recitam, até intercedem pelos outros, mas não dedicam amor a seu cônjuge. Acreditam na existência de um Deus, mas não praticam o amor. Biblicamente, estes são como nada.
Paulo ainda nos lembra da primazia do amor sobre as boas obras. Chega ao ponto de dizer que ainda que desse todos os bens aos pobres e até o corpo para ser queimado, sem amor não haveria benefício algum. Sacrifício sem amor é tolice. Há muitos que fazem “das tripas, coração”, para tentar manter o casamento, com presentes, passeios e outras ações indulgentes, mas, sem amor não são capazes de manter um matrimônio. Isso tudo faz parte, mas se a primazia não for o amor, não adiantará nada.
Se o amor não for encontrado no dicionário da convivência, o casamento estará com seu cronômetro por zerar. Se ele não ocupar páginas generosas do enlace, qualquer coisa na proporção de um átomo o apagará das páginas da existência. O amor não é substituível; ele é principal e indispensável para um casamento que deseja durar para sempre. Podemos não saber de física quântica, nem possuir tantos dons, ou ainda bens para repartir; mas se tivermos amor teremos tudo. O amor vem primeiro, e não dá pra colocar nada antes daquilo que deve vir primeiro. O amor deve ter primazia no seu casamento.
Pense nisso. Que Deus te abençoe".
(Pr. Áquila Cabral)
Quer mais pérolas? Eu quero um colar delas!
Marido falou quer bolo com cerejas! #formigão
Que saudade dos textos do Pr Aquila ! Sempre aprendo com seu blog Karol.
ResponderExcluirBeijos de uma futura-noiva.blogspot.com
Muito bom *-*
ResponderExcluirSempre muito bom e edificante ler o Coisa de Casada, aind amais com as mensagens do Pr. Áquila.
ResponderExcluirKarol, você é um exemplo! Obrigada por compartilhar conosco tanto amor e dedicação ao casamento, que aprendamos e tenhamos o mesmo empenho para cuidar das nossas famílias! Vou compartilhar o link com as amigas casadinhas...
Um beijo no seu coração.
Vou mora longe da minha família.. e estou tão insegura. :(
ResponderExcluir