sábado, 28 de março de 2015

A MORTE

{DA SÉRIE: PÉROLAS BÍBLICAS PARA O SEU CASAMENTO} 

Muita gente me pede pra escrever sobre a morte de um cônjuge. Confesso que é um assunto que eu não gosto de pensar. Depois de assistir P.S. Eu te amo e imaginar essa hipótese, chorei 5 dias seguidos. 

Eu nunca escrevi nada sobre isso, mas o Pr. Áquila escreveu e me mandou um texto bem legal.

DEUS CONSOLA



"O texto de hoje é dedicado a todos aqueles que já experimentaram a dor da perda e da separação pela morte. Seja a partida de um conjugue, seja de um filho, a dor é lancinante, agudíssima. 

No Salmo 23.1, 4 lemos: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. ... Quando eu tiver de andar pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; tua vara e teu cajado me tranquilizam”. 

A morte é um dos temas mais evitados da existência humana, ao mesmo tempo em que é inevitável a todos. Quem nunca experimentou a dor de perder alguém que ama? Quem pode dizer que não partirá desse mundo? 

Há mulheres que ficaram viúvas, experimentando na pele o conceito de solidão. Esposos que foram subtraídos de sua costela sabem muito bem o que é frio, mesmo no maior verão. A morte é uma amputação que a vida nos impõe. É a contingência humana. Iminente realidade. 

Não podemos esquecer-nos de casais que passaram pelo infortúnio da perda de um filho. A dor chega a ser alucinógena quando a lâmina imprevista da morte passa levando um rebento ainda cheio da seiva da vida. 

Essa dor não é mais forte do que a dor de perder o cônjuge, mas, convenhamos, é mais imprevisível. O que se espera é que os filhos enterrem seus pais. Mas infelizmente o contrário acontece, não poucas vezes. A partida de um filho é a interrupção do curso natural das coisas. 

A gramática descreve como órfãos aqueles filhos menores que perderam seus pais. Mas a mesma gramática não tem nada a dizer quando o assunto são pais que perderam seus filhos. Não há nome para essa dor, por mais exaustivo que seja o vernáculo. 

Porém, a pérola bíblica que trago hoje é um grito de esperança. Ela começa dizendo que nós somos como ovelhas, e o Senhor (Deus) é o nosso Pastor. A ovelha não sabe fazer nada sozinha. O pastor precisa conduzi-la. Nós também somos assim. Precisamos de Deus para os momentos mais alegres e mais difíceis da vida. 

O texto bíblico também diz que ainda que andemos no vale da sombra da morte, não temeríamos mal algum. Por que? Porque Ele estaria conosco. A declaração é bem forte e incisiva: “O Senhor está comigo! Tua vara e teu cajado me consolam”. 

A vara e o cajado são dois instrumentos de trabalho de um pastor de ovelhas. Com a vara ele espanta os predadores do indefeso animal. Lobos e outras ameaças são enxotados para longe. O cajado serve para cuidar da ovelha. Ele tem uma ponta reta e a outra curva, como um cabo de guarda-chuva. Um lado e usado para corrigir a ovelha, mas o outro é usado para tirar-lhe de um buraco, puxando-a pelo pescoço. 

Ter alguém do nosso lado para ajudar a superar as perdas é algo maravilhoso. Deus está sempre conosco, mesmo quando todos partirem. Nos momentos de dor e de perda, a vara do Senhor espanta os inimigos como a depressão, vontade de desistir de tudo, sentimento de culpa, etc. Nesse mesmo momento seu cajado nos consola, tirando-nos do buraco e colocando-nos mais perto dele. 

Quem sabe você tenha passado por essa situação tão difícil? Deus pode consolar você. Seja a perda do cônjuge ou de um filho, Deus consola. Quando o Senhor é o nosso Pastor, não faltarão as dificuldades, as dores, as perdas. Porém não nos faltará também o consolo verdadeiro sobre nós. Pense nisso. Que Deus te abençoe". 

(Pr. Áquila Cabral)


Um comentário :

  1. Ontem li esse texto e na pregaçao do culto desta noite passada, o pregador falou exatamente sobre esse tema. Acho que Deus quer tratar disso comigo. "Se voce nao estiver preparado para morrer, nao esta preprarado para viver" .

    Lindo Karol! Pr Aquila sempre nos toca com sabias palavras....

    Sua visita no blog seria uma honra :*

    futura-noiva.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar