Hoje o nosso dia começou com um longo papo matinal, ainda na cama. Começamos a imaginar uma pirralhinha abrindo a porta do nosso quarto e vindo pular na nossa cama, fazendo bagunça e enchendo os pais babões de beijos. Foi uma conversa linda, cheia de planejamentos e reflexões sobre a hora certa de ter filhos.
Fui tomar meu banho e fiquei pensando sobre como é importante respeitar as etapas da nossa vida. Tudo tem a sua hora. Um adolescente tem que estudar e se preocupar só com isso, pois essa é a hora de estudar e fazer cursos pra se preparar para o mercado de trabalho. Mais tarde, quando precisamos começar a trabalhar, já não temos mais tanto tempo livre pra estudar e fazer cursos, mas ainda assim apertamos o nosso tempo e conseguimos fazer as duas coisas. Ter filho nessa hora é queimar etapas.
Ou então o casal acaba de se conhecer. Encontram um no outro o amor verdadeiro. Começam a namorar e a fazer sexo (queimando etapas) e de repente, puft, bebê no bucho! Alguns casais conseguem levar isso numa boa, outros não, mas de fato, queimaram uma etapa da vida. A etapa onde poderiam curtir o namoro, se conhecer mais um pouco, casar e curtir o casamento. Comprar a casa, o carro, dar uma viajada (essa ordem das coisas ou necessidade de tê-las é particular, só estou dando um exemplo), juntar uma grana, formar na faculdade, se estabelecer na vida é uma etapa que eu acho importante ser vivida antes de ter um bebê. Acho que é proveitoso para o casal. É uma coisa que eu busco pra mim.
Repito: isso é um ideal particular de cada um... muitos casais levam um susto pulando etapas mas conseguem dar a volta por cima. Outros até se cobram mais (e por isso se estabilizam mais rápido) depois que têm um bebê pra dar conta. Mas a etapa foi queimada. E não falo isso apenas por causa de filhos, mas em todas as coisas.
Já queimei etapas na vida... quem nunca? Paguei caro por isso. Mas sou feliz por ter respeitado a maioria delas e podido viver algumas coisas importantes, cada uma delas, no seu devido tempo.
O que eu quero dizer é que quando respeitamos as etapas, a nossa vida flui, de modo geral, mais fácil. Sofremos menos.
Ter estabilidade é uma outra coisa que fico pensando... o que é ser estável para mim? O que é ser estável para você? Será que um dia a gente vai se olhar no espelho e dizer "hoje eu estou totalmente estabilizada na vida!"? Sempre tem um patamar mais alto que queremos chegar. Não por ganância... mas pela tal "segurança" que a gente sempre acha que ainda não atingiu. Uma hora é a casa que não comprou, depois é o carro, depois é a decoração da casa, depois é o salário que anda totalmente comprometido ou o plano de saúde que ainda não foi feito, depois, depois, depois, depois... e a estabilidade - e o filho - nunca vem! Às vezes temos uma visão utópica do que é ser estável. Olhando bem pra mim, hoje, posso dizer que já tenho tudo pra ter um filho. Já tenho casa, carro, a decoração ainda não tá a dos sonhos (mas e daí?), já tenho um trabalho bom... estou estável! Mas pra deixar de estar também, basta um tropeço. Não sei do dia de amanhã, né? Posso quebrar uma perna, ter uma dor de barriga... A economia do Brasil é um suspense sem fim. A água está acabando, o mundo tá uma doideira só...
Acho que o mais certo é fincar os pés na estabilidade que se chama Deus. É impossível ter "segurança" se não for nEle! Chego à conclusão de que se estivermos debaixo da vontade de Deus, respeitando as etapas da vida e tendo uma visão realista de quem somos, poderemos ser felizes e realmente completos.
Marido me deixa toda boba quando começa a se sentir pronto para a paternidade! ♥
É Karol, é maravilhoso respeitar as etapas da vida, tudo no seu devido tempo e no seu devido lugar, como Deus dantes determinou né. Só quero acrescentar uma coisa, respeitar não é somente esperar, também significa agir quando for preciso. Muitos casais ficam esperando a tal da "estabilidade financeira" para terem filhos, mas aí repito a sua pergunta "o que é ser estável?". Se tratando de filhos acredito que já o amamos antes de sequer planejá-los, como o amamos queremos sempre o melhor, e queremos que ele tenha uma vida melhor que a nossa também, aí ficamos só esperando "as coisas melhorarem mais".
ResponderExcluir(Karol, amos seus posts, você é incrível!)
Beijos
Quantas Saudade s de seus posts lindos ! Você me deu uma dose se ânimo e me fez entender esperar o momento certo.
ResponderExcluirfutura-noiva.blogspot.com
No caso, vc queimou a etapa do namoro, do noivado, fazer tudo com calma, se planejar, realmente vcs não se planejaram e pagagam caro.. pelo jeito estao estabilizados, mas empresa é uma coisa que pode quebrar neh? Aí acho legal vcs terminarem mesmo a faculdade (pelo jeito vcs nao formaram neh?) Sobre ter casa propria antes de filho, acho relativo, de qqer jeito vc estara pagando uma prestação (propria ou aluguel tem prestação..)!! Carro é uma necessidade, mas naturalmente vem depois da casa um tempo, acho incoerente ter carro e viver de aluguel, por isso guardado deve ficar o dinheiro da casa..
ResponderExcluirFalou tudo Karol! É muito importante não queimar etapas! Eu queimei e paguei caro! Mas hoje com 6 anos de casada estamos recuperados! O Senhor tem nos dado um novo caminho! Glórias a Deus por isso!
ResponderExcluirPrecisada muito ler isso hoje! Obrigada Karol! <3
ResponderExcluirps: Espero que consiga ter seu sonhado parto humanizado domiciliar, se precisar e ajuda pra se informar é só chamar que eu ajudo!! Beijo <3
Eu já acho que estou pagando por não ter pulado etapas, namorei, noivei e acabei me casando agora com 34 anos e acredito não poder esperar muito para planejar filhos. Minha prioridade agora é minha casa própria. Achei péssimo o comentário do anônimo acima, eu tenho carro e moro de aluguel, quem dera se com o dinheiro do meu carrinho desse pelo menos a entrada de uma casa. A gente tem o que pode, quando pode. Texto fantástico Karol, como sempre! Beijos!
ResponderExcluirKarol! que saudade dos seus textõesss... rss.. e realmente, não queimar etapas faz uma diferença ENORME!.. embora, muitas vezes, a gente tropece ou alguns imprevistos aconteçam.. mas, tentamos colocar as etapas em ordem, lembrando sempre que devemos confiar os nossos planos a Deus, obedecê-Lo, entregar a Ele o nosso caminho que o mais, Ele fará. Deus vê adiante e conhece o nosso coração.
ResponderExcluirQuando menina, eu tinha todas as etapas 'programas' na minha agenda do coração, rs. Mas, claro, muitas coisas correram de forma diferente... hoje me sinto "atrasada" nas etapas... queria ter casado antes, ter tido filhos antes.. mas, não deu! conheci meu marido tarde.. rsrs.. mas ele é o melhor pra mim, acredito que foi no tempo de Deus e o nosso tempo é diferente do tempo do SENHOR... mas hoje esperamos nEle, colocamos diante dele todos os nossos planos e Ele tem nos abençoado!!! É muito bom andar junto ao SENHOR, pois Ele cuida dos seus! Hoje aos 30 anos, ja me imaginava mãe, mas casei aos 27.... curti meu casamento e estamos prontos pra ter nossos pimpolhos: casamos, construimos a nossa casa, estamos financeiramente estáveis, temos tudo prontinho... só um diagnóstico dificil agora no meio do caminho, mas tbm sei que já há 1 ano e pouco tentando engravidar, mas se nao veio ainda, é porque nao foi a hora de Deus ainda: há tempo para todo propósito debaixo do céu - e para cada etapa, o seu tempo aprazado! né? ;)
E quando for a hora de vcs serem pais, tenho certeza que Deus ja terá colocado no coraçao de vcs a hora certa e vcs serão excelentes pais!!!
Beijocas lindona ;**
Eu queimei também. E to pagando caro. Tento nao pensar no "E se..."
ResponderExcluirAgora é trabalhar para estabilizar minha vida espiritual, meu casamento. Buscando a Deus as coisas se encaixam..
Falou tudo. Agradeço a Deus por ter conseguido não pular etapas. Penso que filhos são para sempre e devem ser sim planejados. Só que desde o momento que entregamos nosso caminhos ao Senhor ele é quem manda e se o baby vier (depois do casamento) antes do planejado Ele com certeza proverá
ResponderExcluirFalou tudo. Agradeço a Deus por ter conseguido não pular etapas. Penso que filhos são para sempre e devem ser sim planejados. Só que desde o momento que entregamos nosso caminhos ao Senhor ele é quem manda e se o baby vier (depois do casamento) antes do planejado Ele com certeza proverá
ResponderExcluirPenso assim também Karol! Graças a Deus namoramos, noivamos, nos formamos(no msm dia inclusive..hehe) e depois casamos.. Temos no apê, nosso carro... Não é bem como sonhei mas iaí né? Não podemos estagnar nossas vidas por causa de alguns caprichos(as vezes são)! Existem coisas não excenciais que a Bíblilia chama de vaidade e correr atrás do vento...e pra nós mulheres é um pouquinho mais complicado deixar essas coisinhas de mão..hehe. Que Deus nos abencoe e aumente nossas famílias na hora certa com condições pra viver dignamente e com muito amorr! Beeiijoosss!!!
ResponderExcluirEu concordo com tudo que você escreveu, mas vou falar de mim:
ResponderExcluirEu queimei etapas, passei por apertos por isso, e não me arrependo de nada, nenhuma vírgula da minha história.
Noivei aos 14, fui mãe aos 16 anos, sem me casar como tanto sonhei. Aos 18 entrei na faculdade, e com 22 me separei do pai do meu filho. Aos 24 conheci meu atual marido (que já tinha um filho), me casei, e com ele comecei a frequentar a igreja, nos batizamos e hoje fazemos planos de ter o nosso filho juntos. Esse ano me formo na faculdade (com 30 anos), pois acabei trancando em alguns semestres, o que atrasou o término.
Hoje sou a melhor de mim, de todos os tempos, e todas as queimas de etapa me transformaram em quem eu sou.
bjuss
Nunca tinha lido um post seu, amei! Eu queimei várias etapas da minha vida, muitas vezes achei que tinha feito tudo errado. Mas hoje aos 40, num casamento de 18 anos, 02 filhos e muito feliz, digo com toda certeza que tudo aconteceu de acordo com a vontade de Deus, para meu amadurecimento e crescimento espiritual, me tornar um ser humano melhor. Mas enfim, concordo com o que você postou...
ResponderExcluirBjus *-*
Eita Karol com sua inteligencia,amei o texto flor você falou tudo...
ResponderExcluirOie Karol! EU me casei no ano passado no penúltimo ano da faculdade e decidi que só vou ter filhos quando terminar! Temos nossa casa própria e apesar de ainda não ter nosso carro, acho que não vou esperar por ele! hehehe Mas é a verdade: devemos respeitar as etapas da vida pra não encontrar tantos obstáculos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO melhor post que eu li karol,tava inspirada heim haha...
ResponderExcluirOi Karol!
ResponderExcluirA minha vida é cheia de etapas queimadas.. Estou 5 anos com meu marido, temos 2 anos de casados e um filhote lindo que vai fazer 4 anos... (Ufa!) hahaha
Que delícia é acordar assim todos os dias!! E que delícia planejar isso também (eu e meu marido sonhamos com uma princesinha)!
Apesar da quebra de "protocolos", hoje nossa maior estabilidade é Jesus! Poderíamos ter TUDO, mas se não tivéssemos Ele, que é o próprio amor e a razão de tudo, não teríamos nada.
Ele restitui e preenche completamente todas as etapas que foram puladas. Ele refaz sonhos que nunca sonhamos pq seus planos são maiores que os nossos. Ele nos surpreende com suas infinitas promessas. Ele nos capacita a passar pelos obstáculos daquilo que plantamos no passado e nos faz mais que vencedores. Ele é a "etapa" principal.
Você fechou o texto com chave de ouro, parabéns!
Um grande beijo, paz.
Maiara
Oi Karol, tenho cinco anos de casada e ainda não tenho filhos,estamos planejando e estou bem feliz pois hoje vivo uma fase bem mais gostosa em meu casamento,creio que devemos colocar todos os nossos planos diante de DEUS e minhas orações tem sido para que o Senhor nos prepare para receber nossos tão sonhados babys.O que eu mais ouço é:e os filhos quando vão ter???? engraçado como as pessoas cobram tanto,mas estamos tranquilos pois sabemos que na hora certa nossa casa tbm ficara bem mais alegre e bagunçada!!!
ResponderExcluirOi Karol, sou muito feliz por ter feito tudo direitinho. Namorei dois anos, noivei, casei sem peso na conciencia e tbm porque na bíblia ta escrito que as gerações carregam maldições dos nossos pecados. Casei com quem escolhi e escolhi não por beleza e sim por caráter e a beleza veio de brinde. Rs!
ResponderExcluirSomos de família pobre, não tenho minha casa ainda, mais temos carro, uma empresa que vai bem, trabalhamos juntos e sim! Tenho um filho lindo! Que tive com quatro meses de casada. Foi rápido, foi! Não foi planejado, mais não foi falta de cuidados tbm. Acho que foi ótimo ver como meu marido amadureceu com a chegada do nosso príncipe Cauã, e como eu sou melhor hoje. Portanto acho que não queimei etapas! Sou realizada!
Oi Karol, coincidentemente, soltei um post no meu blog sobre o que você escreveu...e hoje vim visitar o seu e me deparo com suas palavras :)
ResponderExcluirSe puder dar uma lida e comentar, irei agradecer!
http://formandonossafamilia.blogspot.com.br/2015/02/e-como-saber-quando-e-chegada-hora.html
Quanto as etapas de namoro, noivado etc sim acho importante respeitar, mas depois q casou sempre será o tempo de ter filhos! Claro q cada casal sabe a hr que quer te-los mas vejo muitos casais desesperados por um filho q vira antes do planejado, muitos ate pensando em abortar! Mas nossas avos tinham um filhos atrás do outro e td dava certo ne kkkk claro q meio largado nas no final da td certo pq Deus se alegra com a chegada de uma criança no mundo! Eu engravidei c 5 meses de casada e desesperei demais chorei a noite toda pq não me sentia preparada! Mas hj vejo q foi a hr certa, o Matheus uniu mt mais a minha família! Agora quero outro filho e estou pensando nessa tal hora certa kkk. Bjs Erica. ( não consegui por meu email então vai por perfil anônimo mesmo ta kkk)
ResponderExcluirVocê demonstra muita sabedoria e maturidade com um post desse tipo. Parabéns.
ResponderExcluirBj e fk c Deus.
Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br
super legal seu texto.
ResponderExcluirhttp://alinesecretplace.blogspot.com.br/