domingo, 17 de fevereiro de 2013

TRAIÇÃO: SEPARAÇÃO OU PERDÃO, QUAL A SUA DECISÃO?


Esse tema já apareceu aqui no blog e hoje quero falar mais um pouco sobre essa ferida que é a traição. Estão preparadas?

Acredito que não tem como perdoar algo assim sem a ajuda de Deus. Pois somos seres humanos e temos o coração mais duro do que pensamos. Então vamos falar sobre isso, buscando a opinião do "Fabricante".

Segundo a vontade perfeita de Deus, nenhum casamento deveria ser desfeito, como Jesus fala quando questionado pelos fariseus que Deus uniu o homem e a mulher e sendo os dois uma só carne não deve haver separação no que Deus juntou, porém, pela dureza dos corações Moisés autorizou que houvesse o divórcio desde que acontecesse o adultério (Mateus 19:3-11).

Diante disto percebo que, à luz da Bíblia, a vontade de Deus é que a mulher permaneça com o seu marido no caso de traição e vice-versa. O que traiu cometeu um erro que trará consequências, porém cabe ao que foi traído, decidir o que fazer.

Opção 1 – Separação.


Provavelmente essa é a decisão que vem primeiro ao pensamento de quem foi traído. "Vou me separar!". Posso imaginar a pessoa repetindo isso para si mesma inúmeras vezes… chorando, com raiva, gritando.

A opção pela separação não configura pecado, pois está escrito que poderão se separar nesse caso, de acordo com Moisés.  Mas, mesmo com toda a humilhação sofrida, acredito que essa decisão mereça ser vista e revista várias vezes pois mudará a vida dos dois e se tiverem filhos, dos filhos também. Mas repito, Jesus diz que o homem não deve separar o que Deus juntou. É aquela história: É lícito, mas não convém!

Frutos dessa opção: Dor, sofrimento prolongado, rancor, mágoa. A pessoa pode tentar recomeçar uma vida nova, mas não será a mesma coisa. Uma separação traz uma dor tão ou mais forte que a dor gerada pela traição. Filhos de um casamento destruído geralmente sofrem complexos de rejeição, tem dificuldades para se relacionar e podem acabar sendo vítimas de outro casamento fracassado.

Opção 2 – O perdão.

"Onde abundou o pecado, superabundou a graça!" (Romanos 5:20)

Ó opção difícil de ser tomada: PERDOAR.

Você pode se perguntar: "Mas como assim, perdoar? Ele(a) me traiu, não tem perdão". Já acompanhei casais que passaram por essa situação e conseguiram se reerguer, - hoje são uma linda família, totalmente restaurada. Por essa razão, eu posso dizer sem sombra de dúvidas que mesmo tal atitude tem perdão sim! Nesses casos, o perdão vai além de uma frase. O perdão tem o poder de reconstituir o casal e, principalmente, a família.

Perdoar alguém que você ama e que te causou dor não é simples, não é rápido e nem fácil. É incrivelmente doloroso e requer uma super dedicação de ambos com um esforço quase sobre humano para superar e seguir adiante. Mas Deus não nos dá um peso maior do que podemos carregar.

Nesses casos, perdoar não é permanecer casado(a) e viver amargurado(a), triste, rancoroso(a), magoado(a) com seu cônjuge, deixando de fazer sexo, de lhe dar atenção e carinho. Isso não é perdão. É um tipo de separação (e normalmente se opta por esse tipo de separação quando se pretende evitar outra tragédia: a financeira). Esse é um pseudo-perdão única e exclusivamente por conveniência.

Perdoar é enfrentar de frente a dor e junto com seu cônjuge escrever uma nova história de amor, ainda mais forte que a anterior, em bases sólidas de respeito, lealdade, carinho, cumplicidade, fidelidade. Perdoar aqui é lançar no mar do esquecimento do Senhor a traição e não ir lá com um anzol pescá-la. É recomeçar a sua vida e de sua família, sem hipocrisia, mas fazendo tudo o que estiver ao alcance dos dois para se manterem unidos no amor de Deus. "E a glória da segunda casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos." (Ageu 2:9)

Frutos dessa opção: Testemunho do poder do perdão que vem de Deus. Família restaurada, que certamente servirá de exemplo para tantas outras. Conhecimento do amor num outro nível. Se o cônjuge é perdoado, experimenta o profundo amor revelado pelo perdão e voluntariamente reage com gratidão e apreço. A vida se torna verdadeiramente alegre, sem ressentimentos, as cadeias de ódio e rancor se quebram. Os filhos ficam felizes e seguros, entendendo e vivenciando princípios bíblicos do verdadeiro amor.

"Quando alguém te ferir ou te desagradar não te deixes abater. Mostre o DEUS que há em ti” (Cristina Mel)

Sabe qual o DEUS que há em ti? É o Deus que perdoou nossos pecados, é o Deus que vem perdoando nossos pecados desde Adão e Eva. É o Deus que perdoou Davi quando ele cometeu adultério e o mesmo Deus que mandou seu Filho Jesus Cristo para nos libertar, redimir e nos salvar.

Portanto, concluo que a decisão de perdoar uma traição é a decisão de seguir o exemplo de Jesus ou não. É escolher se manter honrado, mesmo quando o outro o desonra. Ser íntegro e justo, mesmo quando praticam contra você uma terrível injustiça. Respeitar e amar, mesmo sentindo na pele a dor do desrespeito. Permanecer fiel à aliança feita no começo do casamento, mesmo tendo sofrido tamanha infidelidade. Enfim, perdoar é uma atitude extremamente nobre e só pessoas muito especiais têm tal capacidade.

O dever do casal que nunca passou por um problema como esse, é orar um pelo outro. É cobrir com oração o seu cônjuge para que Deus o livre de tentações (que são muitas). É evitar brechas e um ser o melhor amigo do outro! "Aquele que está de pé, cuide para que não caia!" (1 Corintios 10:12)

E mais uma vez eu indico o livro Casamento Debaixo de Proteção (Bob e Audrey Meisner). Todo casal deveria ler pra aprender a dar cobertura espiritual ao cônjuge. Esse livro é um achado! 


"BOB & AUDREY tinham tudo: um ministério próspero, três filhos lindos e um casamento dos sonhos. O futuro parecia seguro e as perspectivas eram animadoras - até que o adultério, pela parte da esposa, quase acabou com tudo. Através de imensa tristeza e angústia, do arrependimento e do perdão, e até de uma gravidez inesperada, Bob e Audrey encontraram restauração e descobriram a verdadeira natureza do amor sobrenatural e da graça infinita de nosso Deus misericordioso. Contrariando todas as expectativas e a "sabedoria" humana convencional, o casamento deles não apenas sobreviveu, mas floresceu em meio a uma cultura cada vez mais hostil aos valores familiares tradicionais. 
O mundo atual não conhece mais o "princípio da cobertura". Muitos casais, mesmo entre os cristão, ainda que inadvertidamente, deixam seu matrimônio vulnerável e aberto a ataques. Anime-se com a história de Bob e Audrey Meisner. Ela trata de esperança, resgate, restauração e libertação. Aprenda a "encobrir" seu cônjuge. Aprenda a fazer seu relacionamento conjugal florescer em meio a uma cultura de desespero silencioso. Encubra-se! Não deixe seu casamento desprotegido."

Marido tá procurando uma versão PDF desse livro. Se ele encontrar, posto aqui pra vocês!





11 comentários :

  1. Lindo texto, Karol. Realmente é um assunto muito delicado. Graças a Deus nunca passei por isso, e espero nunca passar. Não sei qual seria minha reação. Por isso rezo a Deus que nunca ocorra comigo e meu marido.
    Xerinho, Linda!

    solteiras-noivas-casadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Karol,acabei de passar por esse problema e resolvi optar pela 2°opção,confesso que não esta sendo fácil,pois a confiança não é mais a mesma,mas como tenho filhos e todos são loucos pelo pai me pesou muito a decisão,claro que gosto muito dele e tenho sofrido com isso,mas o que pesou mais a minha decisão foi a coragem que ele teve de me chamar e chamar minhas filhas de 18 e 25 anos e contar toda verdade e pedir perdão,e dizer que ele não queria a separação.... então resolvi perdoar,mas peço todos os dias a Deus que cure essa ferida e restaure meu casamento.Ele por sua parte tenta fazer que eu me sinta bem,porem minha filha de 25 anos não perdoa o pai,pois ela tinha uma imagem totalmente diferente do pai e sofre com isso,mas Deus esta no controle de tudo...ah! detalhe tenho 27 anos de casada pensa como é difícil.

    ResponderExcluir
  3. Ah! Eu queria tanto ter esse livro... Conheci a história desse casal num curso que fiz da UDF (Universidade da Família). Colocaram um vídeo deles dois contando a sua história de perdão e cura. Chorei muito com o testemunho deles! Foi um aprendizado e tanto! Nesse dia houve até reconciliações entre casais na igreja! É lindo o que Deus faz quando obedecemos a sua Palavra!
    Outro livro que trata do perdão do ponto de vista bíblico é este aqui: "O Poder terapêutico do perdão", da Editora Mundo Cristão. Dá pra ler até o 1º capítulo aqui (é só clicar em "ler um trecho"):
    http://www.mundocristao.com.br/produtosdet.asp?cod_produto=10453
    Achei muito interessante pelo fato de o autor primeiramente derrubar alguns mitos a respeito do que, em geral, as pessoas pensam a respeito do perdão. Ele começa com uma lista do que o perdão não é, pra depois dizer o que realmente, segundo a Bíblia, é perdoar. No livro, ele relata várias histórias diferentes e não só sobre casais. Vale a pena ler também!

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto! Concerteza perdoar não é nada fácil, mas é o certo aos olhos do pai que nos pede para perdoarmos para sermos perdoados. Que Deus nos dê graça e sabedoria para sermos fiéis ao compromisso e aliança que fizemos no nosso casamento!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto! Obrigada por compartilhar com a gente! ;) por acaso o marido achou o livro na versão pdf?! Rs. Fiquuei curiosa pra ler.. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adorei de verdade sobre este Assunto q assombra muitos casais...eu passei por isso ha 01 e 07 meses atras houve muitas brigas e desentendimentos enfim...depois ele foi viajar ha trabalho qdo voltou conversamos novamente e decidimos restaurar nosso casamento ele diz q se arrepende muito...orei e chorei ate pegar no sono por muitassss noites so o MEU DEUS o q eu passei mas ele nunca me desamparou e cumpriu o prometido q era restaurar meu coracao e meu casamento...hoje somos felizes e cumplices!Nos amamos muito e nos admiramos muito...Apesar de td q passei nao me arrependo pq hoje tenho um casamento maravilhoso so conto GLORIASS .e isso bjosss

    ResponderExcluir
  7. Adorei de verdade sobre este Assunto q assombra muitos casais...eu passei por isso ha 01 e 07 meses atras houve muitas brigas e desentendimentos enfim...depois ele foi viajar ha trabalho qdo voltou conversamos novamente e decidimos restaurar nosso casamento ele diz q se arrepende muito...orei e chorei ate pegar no sono por muitassss noites so o MEU DEUS o q eu passei mas ele nunca me desamparou e cumpriu o prometido q era restaurar meu coracao e meu casamento...hoje somos felizes e cumplices!Nos amamos muito e nos admiramos muito...Apesar de td q passei nao me arrependo pq hoje tenho um casamento maravilhoso so conto GLORIASS .e isso bjosss

    ResponderExcluir
  8. 00これ日常コートは少ないよりもかさばるいくつか冬のコートをはまだそのキルトダウン建設はお手伝い暖かい。コンセプトは価値がある頻繁、余分な10私たち場合あなたあたかもこの種指すスタイル。、オフ肩の結婚式ドレスネックラインは、異常に人気の1つ。最高タスク彼らはおそらく可能性があります用のaptごとに1つ季節とに渡す洗練されたショップ。。

    Here is my web site; モンクレール ブーツ

    ResponderExcluir
  9. Mainly because there are different ways that tey can take www.maleenhancement.com tthe
    help of fingers. You can enlarge your penis.
    Ingredients such as this, you are protected by our No Questions Asked-Risk
    Free Guarantee. Always these natural ingredients are VigRX Plus
    and Male Extra you can try.

    Allso visit my website :: best male enlargement pills []

    ResponderExcluir
  10. Greetings from Los angeles! I'm bored to death at work so I decided
    to check out your blog on my iphone during lunch break.

    I love the knowledge you present here and can't wait to take a look when I get home.
    I'm surprised at how fast your blog loaded on my mobile ..
    I'm not even using WIFI, just 3G .. Anyways, amazing blog!


    Feel free to visit my webpage buy cheap viagra online

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem-vindo!

#CDCMovies A Boa de Domingo Adesivos Almofadas Amarelo Aparadores Artesanato Augustinho Autoestima Azul Banheiras Banheiros Bege Bijoux Branco Cabelo Casa de Celebridade Casamento Casas Espetaculares Chá de Bebê Chá de Panela Ciúme Closet Coisa de Casado Coisas para Bebês Como agradar o Marido Comportamento Construindo a nossa casa Convite Cores Cortinas Cozinha Divertida Cozinhas Criado-Mudo Curando as Enfermidades do Casamento Curiosidade Decoração Decoração Teen Decupagem Desafio Dia 12 Dia dos Namorados Dia-a-dia-da-Karol Dicas de Beleza Dinheiro Divórcio Dourado Esmalte da Semana Espelhos Estampas Eu indico esse DVD Eu indico esse Livro Faça Você Mesmo Família Festas Fotografia Fotos com Marido Fugindo das Tentações Galochas Girafa Gravidez Home Office Hotéis Iluminação Instas da Semana Karol Ferro Collection Laços Laranjado Lembrancinha Leona Lilás Look do dia Low Carb Luminárias Mãe Maquiagem Marrom Melhore seu Casamento Melissa Mesa Posta Mesas Moda Momento Fofo Do Dia Natal Noivinhos Novidades Objetos Decorativos Organização Panelas Papel Contact Papel de Parede Papo de Amiga Parabéns Marido Paredes Patchwork Paz no Rio Pedidos de Casamento Penteadeiras Pérolas Bíblicas para o seu Casamento Pet Pisos e Revestimentos Pr. Áquila Cabral Prateleiras Prateleleiras Presente Preto Produtos e Marcas Publipost Pulseiras Quadros Quarto de Bebê Quarto de Casal Quarto de Irmãos Quarto de Menina Quarto de Menino Quarto de Solteiro Rapidinhas Receitas Reciclagem Rede Reflexão Relacionamento Renda Extra Rosa Saiu na Fanpage do CDC Sala Sala de Jantar Salas Sapatos Selinho Sexo Sofás Sogra Sorteio Spray Tapetes Turquesa Utilidades Domésticas Verde Vermelho Viagem Vídeo Vintage Votos do Altar