Que título, hein? Curiosamente esse título é um versículo da Bíblia! Provérbios 21:19. Te convido a ler o que vou compartilhar e a refletir na temática desse post!
Rixosa: aquela que é barulhenta, brigona, desordeira. =/
Você já ousou dizer um "eu te amo" depois de um dia conturbado, onde seu marido perdeu a razão várias vezes (na sua opinião), e acabaram indo pra cama aborrecidos? Mesmo estando com a razão, você teria coragem? Pois eu vou te dizer uma coisa: Isso fará bem à sua alma e será algo mais positivo pra você do que pra ele. Colhemos no futuro aquilo que plantamos no presente e quando aprendemos a baixar a nossa guarda (engolindo o orgulho), o resultado será um marido mais disposto a baixar a guarda dele também.
Eu gosto muito de bater na tecla da lei da semeadura - que diz que a gente colhe o que planta - pois ela é essencial dentro de um casamento. A lei da semeadura é a única forma de interagir com o futuro, pois é a única linguagem que o futuro reconhece. Nesse sentido a semeadura tem um efeito bumerangue. "Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles." (Lucas 6:31).
As vezes recebo emails de leitoras falando que não adianta elas baixarem a guarda, que não adianta ser fofinha, que não adianta motivar seus maridos pois eles não fazem o mesmo por elas. Segura essa aí: nem vão fazer! Alguém aí já viu uma linda maçã nascer sem que alguém a tenha plantado? Já viu uma maçã amadurecer sem antes esperar o tempo certo? É muito difícil conseguir mudar alguém à força. É super mais fácil mudarmos a nós mesmas primeiro e esperar pra ver a mudança acontecer na vida de nossos maridos. Eu sei que é meio tenso esperar ver o fruto da sua semente nascer, mas se você parar de regar e esquecer do que plantou, talvez essa semente morra antes que nasça alguma coisa ali.
As vezes recebo emails de leitoras falando que não adianta elas baixarem a guarda, que não adianta ser fofinha, que não adianta motivar seus maridos pois eles não fazem o mesmo por elas. Segura essa aí: nem vão fazer! Alguém aí já viu uma linda maçã nascer sem que alguém a tenha plantado? Já viu uma maçã amadurecer sem antes esperar o tempo certo? É muito difícil conseguir mudar alguém à força. É super mais fácil mudarmos a nós mesmas primeiro e esperar pra ver a mudança acontecer na vida de nossos maridos. Eu sei que é meio tenso esperar ver o fruto da sua semente nascer, mas se você parar de regar e esquecer do que plantou, talvez essa semente morra antes que nasça alguma coisa ali.
Esse blog é para mulheres. Acredito que eu tenha leitores homens, mas esses são a minoria. Eu não tenho como dar uma sacudida no seu marido pra ele acordar e ver a mulher especial que ele tem ao lado. Então eu preciso focar no meu grande público pra encorajar vocês, mulheres, a serem esposas ainda melhores e serem mais bem vistas, paparicadas e muito mais amadas por eles.
Um dia você despertou a atenção do seu marido. Você era mais educada? Mais paciente, talvez? Será que antes você escutava mais sem fazer tanta crítica? Será que você gostava de se arrumar toda pra encontrar com ele? No início você acreditava no potencial dele? Onde é que foi parar tudo isso? O que será que o seu marido pensa da sua mudança? Você acha que só ele mudou durante esses anos de casamento?
“Não nos cansemos de fazer o que é certo. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo perfeito em que faremos a colheita.” (Gálatas 6:9)
A verdade é que a gente também tem as nossas chatices, nossos momentos de egoísmo, e claro que corremos um grande risco de encher a paciência dos nossos maridos de vez em quando. Hoje mesmo eu dei uma vacilada com o meu amor. O dia de hoje foi um daqueles cruciais no nosso trabalho. Bem estressante e foi preciso fazer milagres pra chegarmos inteiros em casa. O Cayo quis acordar mais cedo, às 6h, pra colocar o joelho no chão, orar, ouvir umas músicas inspiradoras, enfim, dedicar o dia e o trabalho à Deus. Minha hora de acordar era 6:40, pois estava morrendo de sono. Eu continuei na cama pra aproveitar meu último segundo de soneca até ele me chamar pra levantar. Quem me conhece, sabe que eu sou a pessoa mais preguiçosa do mundo pra acordar cedo, mas também sabe que quando tenho um compromisso cedo, pulo da cama chorando, mas pulo! Tenho uma pontualidade britânica e o marido sabe disso. Nosso compromisso era às 7:40 e ele foi me chamar na cama me dando beijinho, falando baixinho, "acorda amorzinho, já são 7:30" todo fofo... 7:30???!!! Resultado: pulei da cama, com mau humor por ele não ter me chamado mais cedo, pois não ia dar tempo de chegar na hora. Eu fiquei muito chata, mas num grau alto mesmo. Eu sabia que eu tava sendo chata, tentava me calar, mas no segundo seguinte eu falava mais um monte! Coitado! Eu ainda acho que eu tava certa, mas a minha atitude estava errada. Eu poderia ter dito que íamos nos atrasar, que era pra ele ter me chamado mais cedo... enfim. Eu fui uma mulher rixosa! Desconcentrei meu marido, que tinha começado o dia tão bem. Ele não disse nada! O que sobraria pra mim? Reconhecer meu erro e pedir perdão antes que fosse tarde. E o que aconteceu depois? Ele reconheceu que vacilou por ter demorado pra me chamar e também pediu desculpa. Me arrumei rapidinho e chegamos 15 minutinhos atrasados. Ninguém morreu! =)
Plantei uma semente que brotou em um minuto!
"O amor encoraja você a dar quando é muito mais conveniente esperar". (O Desafio de Amar)
Quantas vezes você já passou por isso? E quantas vezes conseguiu passar por cima do orgulho e reconhecer seu erro?
Pensemos nisso com bastante carinho!
Marido logo voltou à concentração e o dia foi produtivo! ♥
Fantástica matéria. Ameeei! Realmente é muito fácil agir de maneira "rixosa" por qualquer bobeira, mas é a pior coisa do mundo, pois todo o nosso dia fica mal se não perdoarmos. Precisamos amar, sem exigir nada em troca, como Cristo amou a igreja e deu sua vida por ela. Obrigada Karol, que Deus continue abençoando sua vida e de seu marido. Abraços.
ResponderExcluirExcelente post, Karol!
ResponderExcluirÀs vezes somos mesmos briguentas. E vamos combinar que mulher quando tá chateada fica um porre! Mas se formos sábias edificaremos a nossa casa.
Achei legal você compartilhar o seu exemplo. Essa postura super crente do seu marido, de acordar e orar, ler a bíblia, me lembrou o meu marido, e me deixou muito feliz. Homens assim são jóias preciosas.
Que Deus abençoe vocês ricamente!
Beijos.
Primeira vez passando pelo blog, apesar de acompanhar a fan page. Estou adorando todas os posts!
ResponderExcluirEsse em especial me chamou atenção, pois sou assim, e orgulhosa! Brigamos muito por isso, mas percebo que se eu baixar a guarda, as coisas ficam bem mais fáceis! Tenho praticado e tem dado certo!
Estou completando 5 meses de casada e quase 11 anos de relacionamento. Depois de casados tudo se intensifica, e uma simples besteira pode se transformar num turbilhão de emoções contra o relacionamento.
Continuo acompanhando seu blog e lendo posts antigos pra me inteirar!
Beijosss
Mi